O Programa Linha Verde, financiado pelo Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), conta com recursos de U$ 14,75 milhões. Integram o programa as obras dos parques do Boa Vista, Caieiras, Das Águas, Porta do Mar, São Francisco, Morro do Finder, Morro do Amaral, Da Cidade, Das Nascentes e Eixo Ecológico Leste.

Continua depois da publicidade

Veja como está o andamento de outras nove obras prometidas para a região.

Primeira promessa

O financiamento do Fonplata foi assinado no final de 2006. As previsões mais otimistas sinalizavam a conclusão das obras do programa até 2011.

Principais entraves

Continua depois da publicidade

Licitações que demoraram e tiveram de ser refeitas, além de problemas como a necessidade de desapropriações atrasaram a evolução de algumas obras. Só a desapropriação do Parque Kaesemodel, por exemplo, custaria algo em torno de R$ 3 milhões – assim, a aposta passou a ser o Parque São Francisco.

Situação atual

Parque da Cidade – concluído em 2011.

Morro do Boa Vista – A revitalização do Zoobotânico foi concluída no último mês de fevereiro. Falta, ainda, o novo mirante.

Porta do Mar – Concluído neste sábado, dia 7.

Parque das Águas – Concluído em 2012.

Morro do Finder – Concluído em 2012.

Caieira – Foi reaberto no último mês de março, mas há áreas interditadas.

Parque São Francisco – Obras em fase inicial.

Parque das Nascentes – Obras não começaram.

Parque Morro do Amaral – Obras não começaram.

O que falta

Morro do Boa Vista – A estrutura do novo mirante está em construção. O antigo continua no local. Também continuam as obras da janela de observação voltada para o Centro e Serra Dona Francisca, rebaixamento da rede de alta tensão, guarda-corpo da trilha e estruturas como lanchonete e sanitários.

Caieira – Estão interditados o mirante, os fornos, a casa do pescador e a lanchonete e sanitários.

Continua depois da publicidade

Parque São Francisco – Obras de terraplanagem e drenagem estão praticamente concluídas. Entre outras etapas necessárias para o parque ganhar forma, estão previstas a escavação da pista de skate, a arquibancada e a concretagem do palco ao ar livre.

Parque das Nascentes – Criação de trilhas para educação ambiental.

Parque Morro do Amaral – As obras previstas no projeto original foram revistas e não há certeza sobre o que será feito.

Depende do quê

Caieira – Fornos serão restaurados em parceria com a Tupy e os demais equipamentos a Prefeitura irá arrumar com recursos próprios. Quanto ao mirante, a Prefeitura não pode interferir porque há uma ordem judicial que impede sua derrubada e a construção de um novo.

Parque Morro do Amaral – O Ippuj aguardava a documentação da Secretaria do Patrimônio da União para, por exemplo, poder instalar um trapiche. A complexidade dos licenciamentos forçou uma mudança de planos. Agora, há tratativas para adpatar os recursos a outras obras.

Continua depois da publicidade

Parque das Nascentes – Era aguardada uma desapropriação por via judicial. Houve entendimento e, agora, são negociados os pagamentos.

Nova data para inauguração

Porta do Mar – Neste sábado.

Morro do Boa Vista – Setembro.

Parque São Francisco – Final de setembro ou começo de outubro.

Caieira – Sem previsão para liberar todas as áreas interditadas.

Morro do Amaral – Até 2015.

Das Nascentes – Até 2015.

Contraponto

As obras do Morro do Boa Vista dependem de acabamentos, mas o parque já tem inauguração prevista, diz Vânio Kuntze, diretor do Programa Linha Verde. No Parque São Francisco, aponta, as obras estão em ritmo acelerado e devem terminar em setembro.

Quanto aos parques do Morro do Amaral e das Nascentes, a expectativa é de que fiquem prontos até o fim de 2015, prazo-limite para a conclusão das obras do Fonplata.

-Estimamos que podemos iniciar as obras até o fim do ano para que terminem até o meio do ano que vem. Temos os projetos já bem adiantados – diz.

Continua depois da publicidade

Houve atraso no Parque das Nascentes porque a família dona da área não concordava com os valores de desapropriação e a questão foi parar na Justiça. Segundo Kuntze, o processo avançou e pagamentos já são negociados.

O projeto do parque do Morro do Amaral teve de ser repensado porque algumas obras dependeriam de licenças da União. A alternativa do Ippuj foi pensar na reestruturação urbana da região sem depender das documentações previstas no projeto inicial.

A ideia, agora, é implantar drenagem, iluminação e espaços adequados para receber visitantes e moradores da região. Quanto ao Parque Porta do Mar, os acabamentos terminaram e a inauguração será neste sábado.