O calor desta sexta-feira se tornou ainda mais desagradável para alguns pacientes e funcionários do Hospital São José. Um defeito na central de refrigeração do Complexo Ulisses Guimarães impediu o funcionamento do ar-condicionado em algumas salas do pronto- socorro e do terceiro andar.

Continua depois da publicidade

Segundo a direção do hospital, um defeito na central de refrigeração que funciona no complexo causou o desconforto. Quatro compressores apresentaram problemas que ainda não foram identificados.

Para evitar a demora do processo licitatório, o hospital pode solicitar, em caráter emergencial, a compra de um compressor. Ele deverá manter a refrigeração até que os outros sejam comprados por meio de licitação. Enquanto isso, serão alugados aparelhos de ar-condicionado portáteis que serão instalados hoje, provisoriamente até a aquisição do novo equipamento.

Os condicionadores de ar serão instalados em pontos estratégicos, como a sala de medicação e observação. Até esta sexta-feira à tarde, o São José estava com 45 pacientes no pronto-socorro.

Os 20 leitos do terceiro andar do complexo – que são usados para internação – também estavam ocupados e sem ar frio. Os pacientes internados nos leitos do quarto andar do hospital, também estão sem condicionadores. O espaço foi inaugurado em junho sem equipamentos de refrigeração.

Continua depois da publicidade

Cortinas de black-out foram instaladas para evitar o aquecimento dos quartos. A unidade aguarda a abertura de licitação para comprar os equipamentos. A ala B do prédio antigo também não tem sistema de refrigeração.