Mais de 3,8 mil alunos de sete escolas públicas continuam sem aula em Jaraguá do Sul devido aos estragos causados pela enchente que atingiu a cidade no fim de semana passado. Na rede municipal, estão com as portas fechadas a Waldemar Schmitz (bairro Ilha da Figueira), a Dom Pio de Freitas (Nereu Ramos), a Guilherme Hanemann (Jaraguá 99) e a Alberto Bauer (Amizade).

Continua depois da publicidade

As estaduais com atendimento interrompido são a Valdete Piazera Zindars (Centro), a Alvino Tribess (Vieira) e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja _ Jaraguá Esquerdo). Nestes locais, a situação começa a ser normalizada amanhã, mas algumas escolas estão sem previsão de retorno.

Na Waldemar Schmitz, que fica às margens do rio Itapocu, a água cobriu o piso superior da escola por cerca de 50 centímetros no último domingo. A escola perdeu praticamente todos os móveis e grande parte dos livros da biblioteca e material didático. Por isso não existe ainda uma previsão de retomada das aulas. Na Alberto Bauer, que também foi danificada, as aulas serão retomadas na próxima semana.

Na Dom Pio de Freitas, a expectativa é de que o atendimento retorne amanhã. Na instituição, o grande problema é o acesso, pois a chuva destruiu a rua principal. O secretário de Educação, Elson Cardozo, diz que está sendo estudada a possibilidade de a Prefeitura realizar o transporte de alunos e professores por um acesso pela localidade de Vila Machado, no limite com Corupá.

Na Guilherme Hanemann, as aulas foram canceladas porque a Defesa Civil avalia a situação de um barranco no terreno da escola. O laudo deve sair hoje e, por enquanto, não há previsão de retorno.

Continua depois da publicidade

Segundo Cardozo, não houve deslizamentos do morro na enchente do fim de semana, mas a área apresentou problemas nas chuvas de 2008 e 2011. A Prefeitura comprou um terreno distante cerca de 300 metros do local para construir a nova escola até 2015.

Calendário escolar

O calendário de reposição das aulas nas unidades será discutido pela secretaria.

Nas escolas estaduais, a previsão é de que as aulas voltem ao normal a partir de amanhã. Na Valdete Piazera e na Alvino Tribess, a retomada ocorre na segunda-feira. Todas tiveram perda de móveis e materiais didáticos. A Gerência Regional de Educação informa que as aulas serão repostas nas férias de julho.

Na Escola Waldemar Schmitz, a mais atingida pela enchente, a semana tem sido de muito trabalho. A escola está sendo reorganizada graças a um mutirão de cerca de 30 pessoas, formado por professores, alunos, pais e servidores das secretarias de Obras e Educação. Funcionários da Prefeitura de Rio do Sul também participaram da força-tarefa, fazendo a retirada do lodo do andar inferior com hidrojato.

A Prefeitura do município do Alto Vale do Itajaí deslocou três funcionários para ajudar na limpeza das escolas atingidas. A iniciativa é uma retribuição à ajuda prestada por Jaraguá do Sul nas duas vezes em que Rio do Sul teve perdas por causa das enchentes, em 2011 e 2013.

Continua depois da publicidade

_ É um trabalho demorado. Ficamos ontem (terça-feira) o dia inteiro e não vamos terminar antes de quinta-feira _ comentou o funcionário Claudeci José Martins.

Há oito anos trabalhando na escola, a servente Sandra Gomes da Silva, 50 anos, diz que já viu o prédio ser atingido por outras enchentes, mas nenhuma delas foi tão violenta quanto a que aconteceu agora.

Professor na Valdete Piazera, Adavilson Martins conta que cinco caçambas de entulho foram retiradas durante o mutirão de limpeza. Além da perda de móveis, eletrodomésticos e alimentos, a cozinha ficou com rachaduras nas paredes.

Confira como está a situação das escolas da região:

JARAGUÁ DO SUL

Na rede municipal

Escola Waldemar Schmitz (Ilha da Figueira). São 562 alunos do pré ao 9º ano. Sem previsão de retorno.

Continua depois da publicidade

Escola Dom Pio de Freitas (Nereu Ramos). São 65 alunos do pré ao 5º ano.

Aulas serão retomadas amanhã.

Escola Guilherme Hanemann (Jaraguá 99). São 552 alunos do pré ao 9º ano. Sem previsão de retorno às aulas.

Escola Alberto Bauer (Amizade). São 524 alunos do pré ao 9º ano. Previsão de retorno somente na semana que vem.

Na rede estadual

Escola Valdete Piazera Zindars (Centro). São 600 alunos nos ensinos fundamental e médio. Aulas serão retomadas na segunda-feira.

Escola Alvino Tribess (Vieira). São 592 alunos dos ensinos fundamental e médio. Aulas serão retomadas na segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). São 940 alunos, e as aulas serão retomadas amanhã.

GUARAMIRIM

As escolas municipais Germano Laffin (Figueirinha) e CEI Sanfina Schork (bairro Avaí) não têm previsão de retomar as aulas.

Nas outras escolas da rede, as aulas estão sendo dadas normalmente.

As instituições estaduais voltam a atender na segunda-feira.

Na unidade do Senai, localizada no bairro Avaí, as aulas estão suspensas até amanhã.

A unidade começou a funcionar há dois meses num novo endereço e foi atingida por 80 centímetros de água.

Atualmente, o Senai de Guaramirim tem cerca de 300 alunos matriculados nos cursos técnicos.

Conforme a instituição, a recuperação dos dias de aulas perdidos por causa da enchente deverá ocorrer aos sábados.

CORUPÁ

As aulas nas escolas das redes estadual e municipal serão retomadas na segunda-feira.