Pouco mais de seis meses após o início da obra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou na manhã desta sexta-feira o primeiro trecho da terceira pista da Via Expressa, como é chamada a extensão da BR-282 entre São José e as pontes que ligam as partes continental e insular de Florianópolis. A parte liberada ao trânsito é de 3,8 quilômetros, no sentido ponte Colombo Salles/ BR-101.

Continua depois da publicidade

Em outros 2,8 quilômetros da rodovia, ainda há cones e a pista não está liberada. Faltam colocas as defensas (guard rail) da estrada. A parte restante no mesmo sentido deve ser concluída até 15 de abril. Em seguida, esse pedaço também será liberado, conforme o Dnit.

O sentido oposto, da BR-101 à ponte, está em fase de terraplanagem para posteriormente receber a primeira camada de asfalto, informou o departamento. A expectativa do órgão é em até 60 dias também entregar parte da obra no sentido Continente/Ilha.

De acordo com o inspetor Adriano Fiamoncini, do setor de comunicação social da Polícia Rodoviária Federal (PRF), explica que os trechos ainda bloqueados são dois: do viaduto Tamandaré, logo após a saída da Ponte Colombo Salles, até um posto de combustíveis 1,8 quilômetros adiante; e do km 4 ao km 4,2, nas proximidades da divida entre a Capital e São José, no bairro Campinas. Esses dois trechos totalizam dois quilômetros.

— Do Posto Ferrari, no km 1,8, até o km 4, está liberado. E do km 4,2, em Campinas, até o 5,8, pertinho do Shopping Itaguaçu também está liberado — diz Fiamoncini.

Continua depois da publicidade

Para o inspetor, a avaliação da intervenção no trânsito e seus efeitos só serão medidos no final da tarde desta sexta-feira, no horário de pico e de maior fluxo no trecho que vai em direção à BR-101.

— O teste para valer vai ser mais tarde, porque agora o movimento está no sentido contrário, para entrar na Ilha. O importante é o motorista saber que o trecho não está com terceira pista de forma contínua. Então, fiquem atentos aos cones e a sinalização — aconselha Fiamoncini.

A Via Expressa

Planejada na década de 1980 para um fluxo de 25 mil veículos por dia, a Via Expressa hoje recebe uma quantidade quatro vezes maior. Estudos mostram que, até 2036, o movimento pelos seus pouco mais de cinco quilômetros de extensão irá dobrar.

Levantamento da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) (extinta em conjunto com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC aponta que atualmente há 515 horários de ônibus diários que entram na Ilha de Santa Catarina por esse que é o único acesso terrestre à parte insular da Capital.

Continua depois da publicidade

Benefícios aos motoristas

Região esperou anos e anos para dispor de mais um pista no trecho rodoviário com maior movimento do Estado
Região esperou anos e anos para dispor de mais um pista no trecho rodoviário com maior movimento do Estado (Foto: Diorgenes Pandini/ Diário Catarinense)

A terceira pista irá beneficiar cerca de 22 mil passageiros, além das vantagens indiretas a todos os motoristas. A expectativa é de que um ônibus que hoje leva em torno de uma hora entre Biguaçu e o Terminal Central de Florianópolis percorra o mesmo trajeto em 20 minutos, exemplifica Carioni. De acordo com o projeto, as três faixas em cada sentido irão possibilitar que as pistas centrais sejam usadas pelo transporte coletivo e por motocicletas.