A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina determinou a liberação, na manhã desta sexta-feira, provisória ao tráfego de parte da terceira faixa que está sendo construída na BR-282, Via Expressa, no sentido Florianópolis—BR-101.

Continua depois da publicidade

A liberação ocorrerá em um trecho de 4,8 quilômetros, entre o Viaduto Almirante Tamandaré, em Coqueiros, e a rodovia BR-101. O trecho restante, no mesmo sentido, deverá estar concluído e, consequentemente liberado ao tráfego, até o dia 15 deste mês.

A construção de uma terceira faixa em cada sentido na Via Expressa de Florianópolis (BR-282) começou em setembro de 2018. O investimento da ordem de R$ 26 milhões, assegurado por emenda parlamentar, possibilitou a contração por licitação da empresa Vogelsanger para a execução da primeira etapa do projeto. O prazo contratual é de 12 meses. No entanto, há possibilidades de a obra ser concluída em prazo menor.

O projeto completo para a Via Expressa é bem mais amplo. Prevê faixa exclusiva para ônibus em cada lado do canteiro central, um acostamento interno, três faixas para veículos em cada sentido, vias laterais expressas para tráfego local interbairros (com duas faixas de tráfego, ciclovia e passeios), vias laterais locais para conexão com bairros e lindeiros e melhoramentos nas intersecções existentes.

Continua depois da publicidade