Apolo e Penélope. Estes foram os nomes dados aos dois filhotes de gato abandonados em uma rua de Joinville. Um dia após serem deixados em uma área de mata, às margens da rua Farroupilha, no bairro Floresta, foram adotados pela família de Gizelle Marques, que ganhou os gatinhos “de presente” no dia do aniversário da mãe, já falecida.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os dois filhotes foram abandonados no dia 28 de novembro por uma mulher, que chegou ao local em uma motocicleta. Ela tirou os gatos do veículo e os deixou no mato. Em seguida, foi embora. Ao notar os animais abandonados, uma mulher que mora no outro lado da rua fez o resgate e, no dia seguinte, Apolo e Penélope chegaram na mais nova casa.

Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia

Gizelle conta que soube sobre o caso e ficou sensibilizada. A família, que já é tutora de dois cães e um gato idoso, não estava se programando para uma adoção dupla, mas diante do abandono, quis cuidar dos gatinhos. 

Continua depois da publicidade

Devido a repercussão do caso, Gizelle achou que eles não estivessem mais disponíveis para adoção e se surpreendeu ao encontrá-los na casa da mulher que fez o resgate.

— Mandei mensagem, mas juro que não achei que eles ainda estivessem lá. Então acho que eles já eram meus. Vejo como meus presentes. Eles vieram pra mim no dia 29 de novembro, dia do aniversário da minha mãe, que hoje mora no céu. São sinais que não devem ser ignorados — diz emocionada.

Conheça os gatinhos

Apolo e Penélope foram trazidos para o novo lar em estado de subnutrição, desidratados e com muitos vermes, marca dos maus-tratos e abandono. Apesar do trauma vivido pelos gatinhos, o amor da nova família falou mais alto e eles já se sentiram em casa no mesmo dia.

Continua depois da publicidade

— Quando chegamos, depois de comerem e tomar banho, eles simplesmente estavam “em casa”, como se já morassem ali há anos e só estavam retornando de um passeio. Foi incrível. Me emocionei muito nessa hora e chorei. Eles sabiam onde era o quarto, a sala — conta.

Agora, os filhotes passam por tratamentos de saúde. Apolo chegou com pouco mais de 700 gramas e Penélope com 500 gramas. Eles receberam atendimento veterinário de urgência devido a gravidade do estado de saúde. Conforme Gizelle, Apolo sentia tanta dor na barriguinha, que ficava deitado, imóvel. Penélope apesar de bem menor, estava mais ativa desde o início, mas apresentava problemas de pele, e ainda passa por tratamento.

Com isso, Gizelle viu as contas de casa crescerem. Os gastos veterinários superam R$ 1 mil e a família criou uma conta no Instagram para divulgar uma vaquinha, prestar contas e divulgar a evolução dos pequenos. Hoje, Apolo e Penélope está pesando 1.1146 e 935 gramas, respectivamente. 

— Ainda temos um bom caminho pela frente, mas estão se recuperando super bem. Hoje nosso foco é deixá-los fortes e saudáveis, porque amor nunca mais vai faltar — finaliza.

Continua depois da publicidade

Mulher que abandonou os filhotes foi identificada pela polícia

Menos de 20 dias após o abandono dos animais, a mulher suspeita de ter praticado o crime foi identificada pela Polícia Civil. Durante a manhã de terça-feira (17), um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa da investigada, no bairro Morro do Meio.

Conforme a delegada Tânia Harada, durante as buscas foram localizados elementos de identificação verificados no vídeo, como tatuagens, detalhes da motocicleta utilizada e as vestes da suspeita. 

— A busca foi precedida de análise de mais de 16 horas de imagens e com os elementos de convicção encontrados hoje, não há dúvidas sobre a autoria do crime. A mulher suspeita, de 26 anos de idade, tentou argumentar que parou no local para ajudar os gatos, mas as imagens analisadas não deixam dúvida sobre o abandono — afirma a delegada.

Ainda de acordo com Harada, a suspeita deve responder pelo crime de prática de maus-tratos a animal doméstico, com um agravante, decorrente da morte de um dos gatinhos abandonados.

Continua depois da publicidade

Polícia divulgou vídeo do abandono

Leia também

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

Cabana inspirada em elfos é atração em uma das cidades mais frias de SC: “Design único no Brasil”

Morador de SC gasta mais de R$ 1 milhão para “se tornar Madonna” e fica conhecido mundialmente