Diferentes reservas, parques e florestas, alguns que sempre estão fechados, abrirão suas portas para melhorar a experiência dos amantes de aves que se reúnem, entre os dias 11 e 17 de novembro, no Inventário Participativo das Aves de Santa Catarina (IPAVE-SC), um evento de ciência cidadã criado para entusiastas da observação de aves. As visitas acontecem por todo o Estado, inclusive em horários especiais, nas primeiras horas da manhã ou noite para quem quiser fazer os registros das aves noturnas ou crepusculares.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O evento tem como referência um encontro homônimo desenvolvido de forma pioneira por pessoas e instituições do Estado do Paraná (IPAVE-PR) e seu objetivo é fomentar a atividade de observação de aves, o setor turístico associado e as Unidades de Conservação em Santa Catarina. Além disso, pretende fazer um esforço de contemplação e monitoramento participativo da avifauna do Estado.

— Teremos alguns parceiros, incluindo pousadas e organizações, e para apoiar a ciência cidadã queremos fomentar a economia local de vários municípios catarinenses, mostrando o potencial do turismo de natureza, mais focado na nossa avifauna — afirma Guilherme da Rocha Thielen, participante do Comitê de ciência cidadã.

Quem quiser participar, precisa fazer o planejamento das saídas para observação, incluindo os custos, que caberão apenas aos participantes. O destino e a comunicação estão a cargo da equipe de organização.

Continua depois da publicidade

Os interessados podem acessar as redes sociais do IPAVE-SC para verificar os locais de observação dos pesquisadores.

Veja fotos de pássaro raro avistado em Florianópolis

Observação de pássaros

O IPAVE SC tem se organizado desde maio deste ano para registrar pássaros nos maiores canais de identificação. Em 11 de maio, Santa Catarina participou de uma edição do Global Big Day, evento mundial de observação de aves.

O dia é celebrado mundialmente com o intuito de registrar o maior número de espécies de aves possível em um único dia. E o evento é organizado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Em outubro, também foram realizadas outras observações em diferentes lugares do mundo que a IPAVE-SC participou como preparação. Este é mais um evento que reúne entusiastas do mundo inteiro organizado pela Universidade de Cornell.

Leia também

FOTOS: Pássaro raro em Florianópolis é flagrado em área de mata intocada

Como Joinville busca virar polo internacional em setor de turismo ambiental