A emergência do Rio Grande do Sul, maior catástrofe natural da história do estado, reforçou a busca das autoridades e especialistas sobre formas de prevenir enchentes nas cidades. Nesse assunto, Jaraguá do Sul se destaca com o Parque Via Verde, uma área alagável, que contribui para redução de impactos sobre trechos urbanos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Em entrevista à rádio CBN Joinville, o chefe de gabinete de Jaraguá do Sul, João Berti, falou sobre o projeto. Com uma forte tendência a alagamentos, João conta que a cidade se organizou para criar as áreas alagáveis tendo como inspiração projetos de Nova Iorque, Holanda e até mesmo Curitiba.
Veja fotos de antes, durante e depois das obras de conclusão da “Via Verde”:
De acordo com ele, após os testes, a região central e regiões periféricas, pontos de maior alagamento da cidade, não voltaram a ter ocorrências, mesmo com grandes volumes de chuva.
Continua depois da publicidade
— O parque funcionou, a cidade custou um pouco a entender, mas depois dos testes, todos tratam o parque alagável com carinho — afirma João.
A cidade já foi reconhecida com prêmio do Ministério Público pelo projeto da Via Verde. Além disso, mais de 50 cidades já enviaram representantes para conhecer o projeto.
Ouça a entrevista completa de João Berti e entenda mais sobre as áreas alagáveis da cidade:
A rádio CBN Joinville está no ar 24h por meio do dial 95.3 FM em Joinville. Também é possível ouvir pela internet no link.
Leia também:
Trabalhador sofre choque elétrico, é arremessado a 1,5 metro e morre após acidente em SC
Joinville envia nova equipe de apoio para cidade “adotada” no RS
Bernardinho improvisa ex-Joinville Vôlei na estreia do Brasil na Liga das Nações