Seja na infância ou mesmo na idade adulta, quase todo mundo já se encantou com um parque de diversões. Imagine se, além de se divertir nos dias de folga, você tivesse a oportunidade de trabalhar em um desses lugares rodeado por shows, brinquedos e atrações temáticas. O que parece um “sonho de criança” agora é perfeitamente possível – e mais perto do que se imagina.

Continua depois da publicidade

Desde o começo de maio, 35 adolescentes da região participam do programa Jovem Aprendiz no Beto Carrero World, em Penha. A ação, em parceria com o Senac, oferece no município o primeiro curso do Brasil de Aprendizagem em Atendimento em Parques Temáticos e de Diversão.

Os adolescentes contam com cinco dias de atividades por semana no parque. Às terças e quartas-feiras ocorrem as aulas teóricas, e de quinta-feira a sábado os jovens trabalham no atendimento ao público, no castelo de entrada. Todos têm carteira assinada, salário, direitos e benefícios iguais aos colaboradores efetivos do parque, pelo período de um ano.

Morador de Navegantes, Fábio dos Santos, de 16 anos, é um dos alunos inscritos no programa, e tem a expectativa de continuar no emprego quando esta edição do Jovem Aprendiz terminar.

– Gosto do Beto Carrero World desde criança, tinha até o passaporte anual do parque. Era um sonho trabalhar aqui, e essa é uma grande oportunidade de crescimento profissional – afirma o garoto.

Continua depois da publicidade

A lembrança infantil também foi o que motivou a participação de Talissa Cubas, que tem 16 anos e mora em Penha. Ela ficou sabendo do programa por meio de uma amiga, e logo se interessou pela ideia.

– Meu objetivo é continuar na empresa por muitos anos. Aqui é um lugar que leva alegria para as pessoas, e isso é muito legal – comenta.

Capacitação

O curso tem duração de 880 horas, com períodos iguais de aulas práticas e teóricas. Os treinamentos são ministrados por orientadores do Senac, com ações paralelas desenvolvidas pela empresa. Além das atividades à tarde no parque, os jovens cursam o ensino regular em suas cidades.

Essa condição é exigência para a participação no programa do Senac. A turma do Beto Carrero reúne adolescentes entre 14 e 17 anos, de Penha, Balneário Piçarras, Itajaí e Navegantes.

Continua depois da publicidade

– Nossa proposta é treinar, direcionar e qualificar para que os alunos sejam efetivados. O parque enxerga nesse programa uma oportunidade maravilhosa, que abre as portas para a comunidade e hoje forma um jovem aprendiz para amanhã formar um grande profissional – diz a coordenadora do setor de treinamento do Beto Carrero, Vivian Carla Brand.