Ele é um símbolo tão conhecido da cidade que parece até existir na Rua Alberto Stein desde sempre. Considerado o maior parque público de Blumenau, o Ramiro Ruediger “nasceu” em 1994 e se tornou, a partir daí, um ponto de encontro para pessoas de todas as idades. Fotos de antigamente revelam que, ainda que não contasse com as pistas de skate ou de corrida como nos dias atuais, há 30 anos o lugar já sentia o movimento dos visitantes pelos gramados e quadras de areia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC pelo canal do NSC Total no WhatsApp

Em uma comparação entre passado e presente, não há como negar, portanto, que a essência do espaço continua a mesma, já que permanece sendo uma área ideal para quem prefere observar a vida com mais calma.

Isso não significa, porém, que a estrutura não foi se transformando durante essas três décadas. Quem conheceu o parque antigamente, lembra do tempo em que ele ainda era uma praça simples, com um estacionamento para veículos.

Registros do arquivo histórico de Blumenau mostram até o período em que trabalhadores se dedicavam para colocar um simples gramado em uma área vazia, sem qualquer equipamento para ginástica ou outros esportes. As árvores, porém, já tornavam o lugar um espaço aconchegante e bonito para se estar.

Continua depois da publicidade

Inaugurado em 1994, o parque foi batizado em homenagem ao ex-vice e prefeito de Blumenau, Ramiro Ruediger, que também foi presidente do Conselho Municipal de Esportes. Era um incentivador do vôlei, atletismo, basquete, ginástica, remo e futebol, sendo essa uma das maiores heranças que o político deixou para a cidade.

Não à toa, o esporte é hoje um dos principais atrativos do lugar, que completou exatos 30 anos no último domingo (1º). Com uma área total de 40 mil metros quadrados, o Parque Ramiro Ruediger conta, atualmente, com um lago, pista para corrida e caminhada, ciclovia, gramado, playground, quadra esportiva, futebol e vôlei de areia, beach tênis, quadra de tênis e até pista de skate.

Veja fotos do parque no passado

Leia também

Fotos antigas revelam o charme da Estrada de Ferro de Santa Catarina em Blumenau e região

Fotos dos anos 1930 revelam como era o dia a dia de Blumenau em uma década turbulenta