O pedacinho de Mata Atlântica de 23 hectares no Centro de Blumenau terá a companhia de visitantes a partir de sexta-feira. Fechado desde a tragédia climática de novembro de 2008, o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, atrás do Neumarkt Shopping, retomará as atividades sexta-feira e ficará aberto à visitação de segunda a sábado das 8h às 17h.
Continua depois da publicidade
O espaço será destinado a caminhadas em meio à natureza, visitas escolares e a atividades de educação ambiental. Durante os últimos cinco anos, as trilhas foram obstruídas, o mato cresceu, as paredes foram pichadas e queimadas, janelas quebradas e o lixo tomou conta da sede.
Desde dezembro, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) trabalha para recuperar o prédio no fim da rua Ingo Hering, substituir as cercas, fixar novas placas informativas, reformular as pontes e trilhas e deixar o espaço pronto para receber moradores e turistas que queiram ficar em contato com a natureza. O investimento foi de R$ 33 mil.
De acordo com Jean Carlos Naumann, presidente da Faema, o parque é uma unidade de conservação de proteção integral e há uma lei federal que determina o seu uso: _ Não podemos implantar uma estrutura que descaracterize o ambiente natural, mas sabemos que podemos melhorar a infraestrutura e o serviço prestado.
A Faema pretende fomentar a visita de escolas para que as crianças tenham uma aula de campo, em contato com o meio ambiente. A intenção da fundação é fechar convênios com universidades para estagiários trabalharem com educação ambiental durante as visitações. Segundo Naumann, no local vão trabalhar dois servidores em horário comercial e vigias 24 horas. Nos primeiros meses, a entrada será gratuita. Mas isso pode mudar, desde que com o aval do Conselho Municipal do Meio Ambiente:
Continua depois da publicidade
– Não chegamos a um consenso sobre o valor. Mas daqui a alguns meses vamos definir um preço pois precisamos de recursos financeiros para manutenção do parque – defende Naumann.
Desde os episódios de depredação da sede dos últimos dois anos, a Fama solicitou ao comando da Polícia Militar mais proteção no local. Nauman afirma que diariamente policiais fazem ronda na região para coibir atos ilícitos no parque.
>>> Veja fotos do bosque do Parque São Fracisco