Em Araquari, uma reserva ambiental de 200 mil metros quadrados na região Central se transformará em uma grande área de lazer ao ar livre. A ordem de serviço para início das obras foi assinada em 23 de outubro pelo prefeito Clenilton Carlos Pereira. Nesta semana, foi lançada uma enquete online para que a população ajude a escolher o nome que o Ecoparque terá.
Continua depois da publicidade
Na lista de opções estão os nomes "Refúgio dos Pássaros", "Tamanduá-mirim", "Das Aroeiras" e "Guará". A enquete termina em 31 de janeiro de 2020.

A limpeza da área que fica de frente para a Rua Antônio Ramos Alvin, no Centro, onde começará a obra, já foi realizada, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura. A ordem de serviço assinada em outubro permite o início da construção da pista de caminhada que será realizada em 1.718 metros, da cerca que acontece em 1.663 metros e de um muro de cercamento de 184 metros quadrados. Já está prevista, também, a contratação da colocação da iluminação.
O parque será construído em uma área de 200 mil metros quadrados. O projeto prevê muita área verde e um lago. A área foi doada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a obra acontecerá com o investimento de R$ 667 mil de recursos próprios da Prefeitura de Araquari.
De acordo com o prefeito Clenilton Carlos Pereira, o ecoparque será um patrimônio natural para toda região norte do Estado. Segundo ele, as obras do parque serão realizadas em etapas.
Continua depois da publicidade
— Nosso desejo era poder construir o parque todo de uma vez, mas, aos poucos vamos realizando esse sonho para trazer para a comunidade, um ambiente de lazer, um ambiente harmonioso, em contato com a natureza e que traga um pouco mais de qualidade de vida para quem mora aqui — disse no dia da assinatura da ordem de serviço.
Para votar no nome do Ecoparque de Araquari, clique aqui.

Entenda os nomes escolhidos para a enquete:
Refúgio dos Pássaros
De origem indígena — do tupi-guarani, a palavra Araquari significa "rio de refúgios dos pássaros", nome dado em função do canal que serve de limite entre os municípios de Araquari e São Francisco do Sul.
Tamanduá-mirim
O Tamandua tetradactyla ou, como é chamado popularmente, tamanduá-mirim, é um mamífero da fauna brasileira e que pode ser visto em uma grande variedade de ambientes, como nas florestas Amazônica e Atlântica, cerrado, pantanal, caatinga e campos sulinos.
Continua depois da publicidade
Aroeira
Além da arborização e reflorestamento, a aroeira é uma árvore de múltiplos usos, especialmente na fabricação de móveis de alto padrão. Dela, nascem pequenas flores de cor branco-esverdeada, que se tornam uma fonte rica de pólen para as abelhas. Seus frutos também servem de alimentos para aves e como condimento na culinária.
Guará
Também conhecida como íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro, guará-piranga e garça-vermelha. É considerada umas das mais belas aves brasileiras. Sua cor, predominante vermelho-carmesim, está associada à alimentação de uma espécie de caranguejo que define a coloração da plumagem.