Inserido no coração das 17 comunidades carentes do Morro da Cruz, em Florianópolis, absoluto em sua beleza natural, o Parque do Maciço será enfim aberto à comunidade, neste sábado.

Continua depois da publicidade

Com dois anos de atraso na entrega, a Prefeitura de Florianópolis entrega a área de cerca de 40 mil metros quadrados localizada no topo do morro, totalmente revitalizada com lagos, decks e trilhas. A sede, terá entrada franca pela avenida do Antão ou pela comunidade do Monte Serrat.

A ideia da prefeitura é transformar o local, até então desabitado, em ponto de visitação e atividades ambientais que incentivem a preservação. O local foi recentemente aprovado como Parque Natural e adequado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que lhe garante incentivos federais e melhor capacidade de recursos. A entrada será franca e o local aberto diariamente para a visitação.

– A ideia é que as comunidades se apropriem do parque- diz Bruno André de Souza, superintendente adjunto da Floram.

Continua depois da publicidade

As obras do parque começaram em 2010 e de acordo com projeto deveria ficar pronto em julho de 2011, mas em março do mesmo ano já apresentava atrasos na obra devido a necessidade de ajustes no projeto. Com a demora da conclusão das obras, o lugar ficou a mercê de vândalos que nos últimos meses quebraram banheiros e equipamentos instalados. Os reparos atrasaram ainda mais a inauguração do parque, que este ano chegou a ser adiada pelo menos duas vezes.

Parque recebeu investimentos em torno de R$1,7 milhão

No Morro da Cruz a área total destinada ao parque é de aproximadamente 1,495 milhão de metros quadrados, sendo a sede com cerca de 40 mil metros quadrados e os equipamentos do parque estão dispostos em uma área de cinco mil metros quadrados.

De acordo com a secretaria de Habitação de Florianópolis foram investidos desde o começo das obras, pelo Programa Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 1.795.461,63, sendo 71% vieram do governo federal e 29%, da Prefeitura de Florianópolis. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental.

Continua depois da publicidade

De acordo com o secretário de Habitação, Rafael Hahne, a área de sede do parque foi desapropriada, mas como não havia construções no local, não foram necessárias indenizações. As obras do parque fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e abrangem todo o Maciço do Morro da Cruz.

Unidade de Conservação

Em 04 de setembro deste ano, foi sancionado pelo prefeito, César Souza Junior a lei 9.321, de 2013 que cria o Parque Natural do Morro da Cruz revogando a lei 6.893 de 2005, que definia o local como Parque Urbano. Se tornar oficialmente Parque Natural é a exigência que faltava para que o local pudesse ser adequado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O sistema reúne unidades de conservação federais, estaduais e municipais, com objetivos específicos que se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos. Além da regularização da unidade a adequação permite também maiores facilidades de captação de recursos.

Continua depois da publicidade

Infraestrutura:

-I Estacionamento

-I Sede

-I Dois parques infantis

-I Lagos

-I Parque infantil

-I Duas quadras esportivas

-I Mirante

-I Decks

-I Viveiro de mudas

-I Três trilhas

– I Banheiros

-I Duas áreas com equipamentos para ginástica

Serviço:

O que: Inauguração da sede do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz

Quando: sábado, 30, das 9 às 13 horas

Eventos: Apresentações da velha guarda da escola de samba Embaixada Copa Lord, da soprano Rute Gebler, de R&B de Alex B., de boi-de-mamão e de stand up comedy do Mané Darci. Além de palco circense, exposição fotográfica de aves e circuito de observação, bem como exposições de animais de papietagem da Mata Atlântica, entre outras, trilhas educativas, plantio de mudas, oficina de pipa e brinquedos para a garotada, como cama elástica, piscina de bolinhas, muro de escalada e slack line. Na ocasião, ainda haverá pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado e de resíduos eletrônicos. A inauguração será acontecerá . Para marcar a data, estão previstas