O Parque Caieira, no bairro Adhemar Garcia, na zona Sul de Joinville, que estava fechado desde junho do ano passado, foi reaberto à comunidade na tarde deste sábado. A área verde coberta de história está disponível para visitação durante o dia. Dois guardas cuidarão do espaço a partir de agora. Eles poderão contar com uma motocicleta e câmeras de segurança para fazer a vigilância.
Continua depois da publicidade
O parque recebeu um novo espaço de lazer com academia de ginástica, parque infantil e quiosques na entrada. As trilhas dentro da mata foram limpas e reativadas e receberam nova comunicação visual. O investimento de R$ 284 mil, com recursos do financiamento do Fonplata, também serviu para reformar e dar acessibilidade aos sanitárias.
A manutenção ficará sob responsabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fundema).
– Acredito que um trabalho de conscientização por intermédio de placas de orientação e de profissionais na portaria, as pessoas aprendam a conviver melhor com o meio ambiente, porque tem que haver um equilíbrio entre preservar o meio ambiente e o desenvolvimento social – avaliou o presidente da Fundema, Juarez Tirelli.
Continua depois da publicidade
A contratação de profissionais para fazer orientação ainda não é realidade. Por enquanto, a ideia é plano para o futuro. A Fundema também pretende recuperar o mirante que está interditado pela Justiça. Os fornos estão em processo de avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e devem ser restaurados pela Fundição Tupy como dívida por um Termo de Ajustamento de Conduta que a empresa tem com o órgão público.