O eclipse solar anular, conhecido como “Anel de Fogo”, poderá ser observado no fim da tarde desta quarta-feira (2) em Santa Catarina. O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, no Sul do Estado, está organizando uma programação especial para observação do fenômeno, que poderá ser feita a partir das 16h45min, com término previsto para às 18h35min.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A coordenação do parque informa que na região de Criciúma será possível observar, em caso de condições climáticas favoráveis, 30% do corpo solar coberto pela sombra da Lua. Eles distribuirão óculos especiais para visualização do fenômeno e, a partir das 18h30min, ocorrerá a exibição do filme “Sol, a nossa estrela”.

“Anel de Fogo” poderá ser visto em SC na próxima quarta; saiba como observar

Eclipse Solar Parcial

O eclipse do Sol é provocado quando a Lua posiciona-se entre a Terra e o Sol criando uma sombra sobre parte do planeta. O eclipse desta quarta-feira é parcial, deixando apenas uma parcela do Sol visível. Além disso, a visualização em SC não será do famoso “Anel de Fogo”, já que aqui o fenômeno se assemelhará a uma “bolacha mordida”.

Continua depois da publicidade

A observação do eclipse não deve ser feita sem proteção, pois a radiação solar pode causar danos à visão. Também não é recomendado apontar as câmeras do celular diretamente para o sol, pois a luminosidade pode prejudicar os sensores do eletrônico.

Para maior segurança recomenda-se a utilização de filtros de vidro de solda. Por isso, para quem for ao parque, a pessoa terá a opção da utilização do óculos de proteção, que serão fornecidos gratuitamente.

Leia também

Eclipse Anular do Sol ao vivo 02/10/2024

Frente fria avança por SC trazendo temporais e risco de alagamentos nesta quarta