Chuvas persistentes atingiram Jaraguá do Sul na quinta-feira (07) e causaram várias ocorrências relacionadas à inundação. Um parque alagável construído na cidade, considerado inovador para prevenção de enchentes, ajudou a diminuir impactos após cerca de 89 milímetros de precipitação serem registrados durante o dia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Parque Linear Via Verde fica localizado de forma estratégica no bairro Ilha da Figueira, às margens do Rio Itapocu. O espaço conta com academia, pista de skate e outras opções de lazer para a população.
Entregue em 2023 pela prefeitura, foi construído com a finalidade principal de servir como um “depósito” de água das enchentes, evitando alagamentos em outras regiões do município. A solicitação da construção partiu do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para a prevenção e redução de inundações que periodicamente atingem Jaraguá do Sul.
Veja o parque durante as enchentes:
Continua depois da publicidade
Ao sair do nível normal, o parque atua como uma área de escape da água de enchente e fica totalmente alagado. Quando a água recua, essa área pode ser novamente utilizada pela população, após a devida limpeza. Dessa maneira, a enchente fica concentrada principalmente nesta região e não causa mais transtornos em outras regiões de Jaraguá do Sul.
Roda-gigante da maior festa de atiradores do Brasil fica debaixo d’água em Jaraguá do Sul
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Chuvas causam estragos e deixam desabrigados no Planalto Norte de SC
Homem é morto com golpes de faca no Planalto Norte de SC
Máquinas caça-níquel com adesivos do “jogo do tigrinho” são apreendidas em São Bento do Sul