A Paróquia São Miguel Arcanjo, de Joinville, criou uma padaria comunitária para doar pães à 100 famílias de baixa renda. O espaço, localizado em um salão da igreja no bairro Paranaguamirim, foi inaugurado no último domingo (3). Além da ação beneficente, a iniciativa também oferece capacitação para quem deseja se tornar confeiteiro e salgadeiro profissional.

Continua depois da publicidade

​​> ​​​​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A Padaria Comunitária Pão Nosso vai doar pães caseiros todas as quartas-feiras, a partir deste dia 6, das 15 às 17 horas, para as famílias que estão cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para retirar os pães é preciso pegar a senha na secretaria da paróquia todas as terças-feiras das 8 às 11 horas, desde que apresente comprovante de cadastro único e um documento com foto.

Segundo o padre e idealizador do projeto, Dulcio Araújo, em outros dias da semana, os produtos da padaria serão vendidos, mas com um preço mais acessível do que o mercado. Caso haja um aumento na doação de trigo, ovos, leite, entre outros alimentos de panificadora, a ideia é ampliar para mais dias da semana a retirada gratuita dos pães.

De acordo com o padre, a ideia é espalhar a mentalidade da partilha entre a comunidade.

Continua depois da publicidade

– A importância da padaria comunitária é criar esse espírito de solidariedade com as famílias vulneráveis e também oferecer uma oportunidade do pessoal adquirir um produto em um preço mais acessível do que o comércio – comenta.

O espaço foi construído através de doações da iniciativa privada, que arrecadou R$ 52 mil para investir em equipamentos e utensílios. Eles são usados para a fabricação dos pães, doces e salgados na padaria.

Cursos gratuitos para confeiteiro e salgadeiro

Além das doações, a Paróquia São Miguel Arcanjo, em parceria com o Senac, oferece um curso gratuito de salgadeiro para 30 pessoas. O curso de 180 horas teve início em 5 de maio e vai até setembro de 2022. As aulas são realizadas todas as semanas, nas terças e quintas-feiras, das 14 horas às 17h20.

Já está programado um segundo curso de salgadeiro para o próximo semestre e também um curso de confeiteiro com 300 horas para 2023. As formações têm o propósito de capacitar as pessoas em situações vulneráveis para o mercado de trabalho e, consequentemente, melhorar a renda.

Continua depois da publicidade

Sob supervisão de Hassan Farias

Leia também:

O que ainda falta para Câmara de Joinville votar a revisão do Plano Diretor

Pacientes de Joinville reclamam de atraso em sessões de quimioterapia

Giovane Gávio volta a comandar time de vôlei em Joinville: “Vamos precisar da torcida”