Um fragmento de osso de São Donato será trazido da Itália como presente à paróquia que leva o nome do santo, padroeiro de Içara. A comunidade religiosa do Sul do Estado completa 65 anos em 2015. Como parte das comemorações, o padre Antônio Vander embarca hoje com uma comitiva para Arezzo, onde buscará com a arquidiocese da região da Toscana a relíquia sagrada.
Continua depois da publicidade
Para os católicos, a peça significa uma recordação do santo de devoção, que ajuda lembrar a história de vida dele e a fortalecer a fé. Elas podem ser partes do corpo, como ossos, sangue, unha ou cabelo, objetos pessoais ou um pedaço de tecido que tocou o corpo do santo. A relíquia do padroeiro será inédita na região e ficará exposta para visitação dos fiéis.
-A relíquia representa a presença do próprio corpo de São Donato. A santidade dele nos ilumina. Todos querem ver, significa ter o santo perto de nós – explica Vander.
Conhecido como mártir e confessor da fé, São Donato foi um bispo que pregava o cristianismo em Arezzo e cidades próximas, na Itália, quando o Império Romano determinou que todas as religiões eram iguais perante a lei e rejeitou a fé cristã, em 362. Preso e decapitado naquele mesmo ano, época em que a perseguição aos cristãos fez muitas vítimas, São Donato teve sua história escrita por um bispo de Arezzo.
Continua depois da publicidade
Doação confirmada no mês passado
O padre Antônio Vander conta que esteve na Itália por 10 dias em janeiro e, na ocasião, procurou o contato do arcebispo de Arezzo. Em março, o pároco fez o pedido pela relíquia por telefone e recebeu a resposta positiva no dia 11 de junho.
Uma comitiva representando Içara e a Paróquia de São Donato receberá o presente em uma missa na Catedral de Arezzo, no dia 29, às 7h. No retorno ao Brasil, no dia primeiro de agosto, dois ônibus de fieis estarão no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, para recepcionar a comitiva, que chega às 10h.
– Será um momento muito bonito, com cantorias e muita emoção. Depois teremos um almoço e às 17h30min está prevista a chegada à Comunidade de Aurora, em Içara, onde um caminhão do Corpo de Bombeiros nos aguarda para fazer o translado durante a procissão – conta Vander.
Continua depois da publicidade
As ruas estarão enfeitadas e terão bandeirinhas da Itália, em homenagem ao santo, até a chegada à prefeitura do município, onde o prefeito e representantes das 19 comunidades de Içara estarão aguardando para recepcionar a relíquia. Por fim, haverá uma missa na Igreja Matriz de Içara, às 19h, na qual serão abençoadas as imagens do santo reproduzidas no Brasil.
Haverá também uma exposição fotográfica dos 65 anos da paróquia e o lançamento de um livro traduzido do italiano sobre a vida do santo, “São Donato: vida, martírio e glórias”.