Familiares das vítimas do vôo JJ-3054 da TAM, que se chocou contra um prédio da companhia no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no ano passado, começaram a receber os objetos pessoais recuperados dos destroços na tarde deste sábado, informa o site G1. Ana Rosa Souto Maior de Queiroz, mãe de Arthur Souto Queiroz, de 27 anos e uma das vítimas do acidente, foi a primeira a receber os pertences das mãos de Aparecido Raucci, chefe dos investigadores da 27º Distrito Policial, em Campo Belo.
Continua depois da publicidade
O encontro aconteceu num hotel na zona sul paulistana. Entre os objetos que Ana conseguiu recuperar, havia um cartão de crédito, uma foto do irmão gêmeo que Arthur carregava, medalha do papa João Paulo II e um bilhete desejando boa sorte.
– Estou muito emocionada. É mais um pedacinho para lembrar dele – disse, às lágrimas.
Ao todo, são 17 envelopes, com cerca de 400 peças, que foram entregues a familiares neste sábado. Muitos parentes ainda tentavam reconhecer os objetos em dois CDs. Entre os que não receberam nada, havia muita frustração e tristeza. Dario Scott, pai da estudante Thais, de 14 anos, vítima do desastre, ficou com R$ 200 queimados. Ele acredita que a filha tenha guardado o dinheiro na bota.
– Não recebi nada mais. Um objeto que achei que pudesse ser dela foi reclamado por outra família – afirmou. – Neste momento, meu objetivo é apurar quem matou minha filha – disse.
Continua depois da publicidade
Pedaços de um diário pessoal, de carteiras, documentos, fragmentos de cartões de visita e de crédito, além de jóias e cosméticos, estão na lista de bens recuperados e identificados pela empresa americana BMS Cat. Especializada em gestão pós-catástrofes é a mesma que trabalhou nos destroços das torres gêmeas de Nova York após o ataque de 11 de Setembro.
Protesto
Com os pertences em mãos, familiares das vítimas da TAM seguiram para Congonhas para fazer, ao lado das vítimas do vôo 1907 da Gol, um protesto. Ainda para esta noite está marcado um ato ecumênico. Porto Alegre e Manaus também tiveram manifestações.