A sensação agradável ao colocar os pés na grama ou respirar ar fresco em uma área de mata não é apenas psicológica. O ser humano tem diversos ganhos na saúde e no bem-estar a partir do contato com a natureza, e estes benefícios são comprovados através de diversos estudos científicos. Um deles, elaborado pela Universidade de Brasília em 2020, comprovou que estar ao ar livre aumenta o sentimento de felicidade, enquanto a exposição a áreas não arborizadas favorece a agressividade e o medo.
Continua depois da publicidade
Com o crescimento cada vez mais expansivo das áreas urbanas, a proximidade com o natural é algo distante, principalmente nos grandes centros. Recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que uma cidade deveria possuir ao menos 12 m² de área verde por habitante. Em São Paulo, por exemplo, há um valor de 5m² de natureza por morador. Em Recife, este número ainda é muito menor – 0,7m² por habitante.
Diante deste cenário, tendências de arquitetura e paisagismo que integram plantas estão cada vez mais populares. Entre estas novidades, está a parede verde, que também é conhecida como jardim vertical e pode ser a alternativa ideal para quem pretende ter os benefícios do contato com a natureza, mas não possui muito espaço. A partir de estratégias como esta, é possível aliar as vantagens do contato com a natureza aos centros urbanos de uma forma prática, fácil de manejar e harmoniosa.
Além de combinar com a maioria dos ambientes – desde a sala até o banheiro – e de ser uma opção esteticamente agradável, as paredes verdes podem trazer diversos benefícios aos espaços. Quando instaladas em locais de alta temperatura, por exemplo, elas atuam no controle do calor e da umidade de uma forma natural e sustentável, sem a necessidade do ar condicionado ou outros mecanismos que gastam energia.
De acordo com o arquiteto e urbanista Juliano Giuliani Pereira, da FG Arquitetos Associados, ao ser instalada em um ambiente, a parede verde pode contribuir para a tranquilidade e bem-estar de quem o utiliza. Por isso, integrar uma parede verde em casa ou no escritório é uma ótima opção para quem busca trazer calma, tranquilidade e frescor para a rotina. Este modelo de jardim também contribui para o isolamento acústico e à purificação do ar.
Continua depois da publicidade
> Arquitetura do bem-estar: Você já ouviu falar nesse conceito de morar?
O especialista em paisagismo destaca, ainda, a otimização do espaço como uma das grandes vantagens da parede verde. Como elas são instaladas em paredes, que normalmente não têm outra função além de estruturar e proteger as edificações, esta técnica permite valorizar os ambientes através do uso de vegetações. Com isso, as construções tornam-se mais benéficas e saudáveis ao meio-ambiente.
— Outro fator importante para essa tecnologia de jardins verticais nas cidades é a capacidade de verdejar grandes áreas verticais em espaço onde não se faz possível o plantio de árvores por falta de espaço — explica Juliano, responsável pelos projetos de paisagismo da FG.
Características que um ambiente deve ter para a instalação de uma parede verde
Se você pretende incluir uma parede verde em um cômodo, é importante saber que algumas características devem ser observadas para garantir a saúde das plantas. Juliano comenta que, na hora de desenvolver o projeto, o paisagista deve se atentar se no local da instalação existe a chegada e saída de água, e se há uma boa intensidade de iluminação natural. No entanto, ainda há a possibilidade de adaptar os ambientes que não tenham estes atributos.
> Confira 5 tendências da arquitetura que aliam beleza e sustentabilidade
— Caso no local haja nenhuma destas especificações, ainda sim é possível a instalação do jardim vertical natural. Mas, nestas ocasiões, nós precisamos criar o bioma necessário para sobrevivências das plantas, que seria um sistema de irrigação fechado, e a instalação de iluminação forçada (lâmpadas hortícolas para fotossíntese). — complementa.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, durante o planejamento de uma parede verde, é recomendado sempre pensar em mais de uma espécie de planta. Com isso, é possível criar em casa um ecossistema muito próximo ao natural, o que aumenta a diversidade e os benefícios ambientais.
Manter uma parede verde pode ser prático e fácil
A novidade é que ter uma parede verde pode ser mais prático e exigir menos manutenção do que um jardim convencional. O arquiteto Marcel Elias Felisberto, especialista em tecnologia da FG, explica que com os recursos disponíveis atualmente, há a possibilidade de instalar sistemas que fazem a irrigação e adubação das plantas automaticamente. Com a utilização destas ferramentas, a orientação é que as limpezas e podas do jardim devem ser feitas mensalmente com o objetivo de manter a beleza e o desenvolvimento saudável das plantas.
As paredes verdes podem ser instaladas tanto em áreas internas ou externas, em espaços grandes ou menores – tudo depende dos recursos disponíveis. Ainda, há a possibilidade de instalá-las em apartamentos – basta que eles estejam equipados com iluminação e chegada e saída de água.
Aplicação de parede verde em escritório

Continua depois da publicidade
Para inspirar quem deseja aderir a um jardim vertical, os arquitetos da FG escolheram um projeto pensado para um escritório como referência. Marcel e Juliano explicam que o objetivo desta parede verde era criar uma barreira contra a insolação direta, que aquecia muito o interior do ambiente e forçava o uso do ar-condicionado.
— Após a aplicação do jardim, o resultado foi positivo e houve a diminuição do calor no espaço interno. Neste escritório, a parede verde trabalha como uma barreira térmica, reduzindo a temperatura do ambiente interno. — explica Juliano.
Confira o especial Viver a Natureza no NSC Total!
Leia mais
Conheça os cinco maiores projetos de paisagismo do mundo
Paisagismo em apartamento: Como trazer a natureza para dentro de casa