Quase dois anos após o deslizamento que deixou duas pessoas mortas e seis feridas no km 668 da BR-376, a concessionária Arteris Litoral Sul informou nesta semana que concluiu os trabalhos de recuperação da encosta, em Guaratuba no Paraná.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O deslizamento foi registrado em 28 de novembro de 2022, atingindo seis caminhões e três carros. Na época, a rodovia ficou totalmente bloqueada por nove dias, e desde então a concessionária realizava obras de recuperação da encosta no local.

Veja fotos do deslizamento de 28 de novembro de 2022

As fotos divulgadas pela Arteris nesta semana demonstram diversas etapas dos trabalhos até a conclusão no último dia 20 de setembro. As atividades ocorreram km 668,7 da pista sul, no sentido Santa Catarina, com atividades de estabilização de talude com método de solo grampeado, associado a concreto projetado. 

Continua depois da publicidade

Conforme informações da concessionária, foram realizadas no local trabalhos de escavação do solo, perfuração dos chumbadores (grampos metálicos ancorados no talude), implantação de telas de alta resistência e aplicação de concreto projetado.

Veja fotos de etapas das obras

Ao todo foram 21.400 metros de chumbadores, 6.500 m² de concreto projetado e 15.000³ de escavação. A obra foi executada em três partes: Talude superior, talude intermediário e talude inferior, cada etapa seguindo com os avanços distintos.

No pico de obra atuaram 65 colaboradores diretos e 27 equipamentos pesados, dentre eles: escavadeiras, basculantes, perfuratrizes, geradores, bombas e compressores.

Continua depois da publicidade

Segundo a Arteris Litoral Sul, equipes da concessionária ainda realizam trabalhos de contenção em outros pontos da Serra da BR-376, em locais que também foram afetadas pelas chuvas atípicas daquele período na região.

Leia mais

FOTOS: Florada do ipê amarelo que colore Joinville tem data para acabar

Futuro de canal fechado em 1935 em SC tem “chance” em novo projeto de duplicação

Menos da metade dos adolescentes em SC tomaram a segunda dose da vacina da dengue