Na próxima segunda-feira, às 14h, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea), Luiz Alcides Capoani, irá divulgar um parecer referente às vistorias feitas pelos técnicos do órgão na boate Kiss em Santa Maria. Ainda nesta sexta-feira, os técnicos do Crea irão se reunir em Porto Alegre para discutir como será feita a análise dos dados coletados na casa noturna.

Continua depois da publicidade

Capoani explica que um laudo definitivo levaria cerca de 90 dias, por isso, será feito um parecer, que servirá para que os profissionais tenham uma noção preliminar da situação. Entre os elementos analisados pelo Crea estão questões sobre a construção, execução e liberação da boate Kiss.

_ Serão avaliados todos os elementos que constituem um parecer técnico, como por exemplo, os profissionais envolvidos na obra, se existem laudos assinados por pessoas que não são profissionais, a estrutura, a legislação, entre outras coisas_ explica Capoani

Apesar de não ter o objetivo de achar responsáveis pela tragédia na boate, o parecer do Crea contribuirá na investigação da Polícia Civil. Além disso, o documento final poderá servir para uma posterior atualização das normas de segurança para a construção e liberação de casas noturnas, entre elas, o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).

Na quinta-feira, técnicos do Crea ficaram até a meia-noite fazendo uma vistoria na boate Kiss. Após avaliação, foi decidido que não seria necessário o retorno dos profissionais ao local, que estava previsto para a manhã desta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

_ Às 18h de hoje (sexta-feira) vamos nos reunir e, depois, passaremos o final de semana inteiro trabalhando nesse parecer, que deve ficar pronto somente na segunda-feira _ adiantou Capoani