Usuários  X, antigo Twitter, comemoraram o possível retorno da rede social na manhã desta quarta-feira (18) após quase três semanas suspensa. A volta da plataforma gerou diversos memes e se tornou um dos assuntos mais comentados na internet.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na sexta-feira (13) a transferência de R$ 18,3 milhões em contas da rede social X (antigo Twitter) e da Starlink para os cofres da União.

O que explica retorno do X no Brasil após bloqueio por Alexandre de Moraes

O tribunal ordenou, após as transferências, que as contas bancárias e os ativos congelados do X e da Starlink fossem liberados, dizendo que não havia mais necessidade de mantê-los. As contas da Starlink estavam bloqueadas desde 29 de agosto, um dia antes de o X ter suas atividades suspensas.

Continua depois da publicidade

O STF ainda não se pronunciou sobre o caso. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a proibição continua, e deve investigar o que gerou a possibilidade de acessos no país.

Veja os memes da volta do X/Twitter

Suspensão do X/Twitter

A decisão da suspensão da rede social ocorreu no dia 30 de agosto e cita “desobediência judicial” por parte da plataforma, e acusa a empresa de divulgar mensagem incitando o ódio contra a Suprema Corte, de forma criminosa.

O ministro Alexandre de Moraes disse ainda que Elon Musk, o dono da plataforma, confunde liberdade de expressão com “liberdade de agressão” e censura com “proibição constitucional ao discurso de ódio e de incitação a atos democráticos”.

Continua depois da publicidade

Moraes citou ainda um trecho do parecer do Procurador-geral Paulo Gonet, que concorda com a decisão de suspensão, e também menciona a investigação e ordens de remoção de conteúdo do X em outros países.

Na decisão, Moraes disse ainda que houve “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024”.

Leia mais

Bolão de SC fatura prêmio na Mega-Sena de R$ 81 milhões

Nick Cruz é o quinto eliminado do Estrela da Casa com 12,98% dos votos