O serviço prestado pelos cirurgiões-dentistas vem merecendo cada vez mais atenção da população e dos responsáveis pela formulação das políticas públicas de saúde. Isso porque o cuidado com a saúde bucal representa muito mais do que manter um sorriso bonito. Pesquisas demonstram que a saúde dos dentes, assim como de todo o sistema mastigatório, está intimamente ligada à saúde de outros órgãos do corpo humano, fazendo dos cirurgiões-dentistas agentes diretos na promoção do bem-estar.

Continua depois da publicidade

Além disso, as novas tecnologias, assim como a atenção redobrada com a biossegurança, tornaram os procedimentos odontológicos menos invasivos e mais seguros, garantindo mais conforto, menos dor e mais qualidade de vida ao paciente. Nesse processo, as entidades odontológicas também têm papel relevante. São elas que regulamentam o exercício profissional e travam lutas para melhorar a qualidade no atendimento. Também tiveram papel importante na luta por iniciativas como a fluoretação da água e a implantação de políticas públicas efetivas de proteção da saúde bucal. O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, por exemplo, vem proporcionando aperfeiçoamento profissional em todas as regiões, desenvolvendo uma política de interiorização de suas ações, além de intensificar a fiscalização para que a população seja atendida por profissionais credenciados e qualificados.

Em Santa Catarina, este ano, três municípios – Florianópolis, Chapecó e Porto União – foram classificados entre os finalistas do Prêmio Brasil Sorridente, instituído pelo Conselho Federal de Odontologia e Ministério da Saúde para reconhecer as boas políticas públicas de saúde bucal. Pela primeira, o prêmio foi entregue em nosso Estado. Hoje, data em que se comemora o Dia do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal no Brasil, o CRO-SC quer homenagear todos os profissionais. O conselho é o maior parceiro na luta pela valorização da profissão e por melhores condições de trabalho em prol da qualidade no atendimento à saúde bucal da população.