Agosto marca o início de dois cursos pioneiros e gratuitos ofertados na modalidade a distância pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para quase 500 estudantes de diferentes regiões catarinenses. Na graduação em Administração Pública, são 320 alunos em oito polos de apoio presencial. Na pós em Especialização em Gestão Municipal, são mais 150 acadêmicos em seis polos.
Continua depois da publicidade
Além de atender a uma demanda latente e atual, os cursos foram viabilizados sem aumento de custo para a universidade, graças a parcerias que abrangem de prefeituras ao governo federal. Na Udesc, a iniciativa aproxima duas unidades, somando o empreendedorismo e o corpo docente do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) com a estrutura e a expertise do Centro de Ensino a Distância (Cead). Foram quatro anos de trabalho até os projetos ganharem o aval da Capes para integrar o Programa Nacional de Formação em Administração Pública. Os cursos são realizados com recursos federais do Sistema Universidade Aberta do Brasil, criado para expandir e interiorizar a educação superior.
A riqueza desse projeto fundamenta-se, dentre outros aspectos, no fato de que essas pessoas não precisarão deixar suas localidades para iniciar ou complementar sua formação, e poderão apropriar os conhecimentos que irão adquirir em prol de sua região.
É uma iniciativa que vai ao encontro do ideal de desenvolvimento no qual o Estado tem um importante papel como promotor, pois capacitará futuros profissionais para atuar na interface público-privada, o que poderá significar muitos ganhos em termos de desenvolvimento das regiões envolvidas.
Desenvolvimento que pode se espraiar num efeito transbordamento, tendo em vista que as regiões hoje podem estabelecer parcerias via Associações de Municípios e Secretarias Regionais, que dialogam no sentido de encontrar soluções conjuntas para os problemas regionais. E esses profissionais poderão futuramente ser interlocutores nessas e noutras instâncias públicas.
Continua depois da publicidade
*Ivoneti da Silva Ramos é economista, e coordenadora do Núcleo EAD da Udesc-Esag