A Celesc é uma empresa que cresce à medida que aprimora a infraestrutura de energia elétrica. Por isso, a responsabilidade com recursos financeiros merece destaque quando se fala do plano de obras para os próximos cinco anos. Em busca da sustentabilidade econômica, social e ambiental, a Celesc tem a obrigação de racionalizar a procura por parceiros para novos investimentos.
Continua depois da publicidade
Com esse objetivo, a diretoria da companhia e o governo do Estado desenvolvem há dois anos um projeto para pleitear um empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O financiamento de R$ 1,2 bilhão irá custear 60% das obras para construção e melhoria do sistema elétrico entre 2018-2022.
Estão programadas a construção de 20 novas subestações e a ampliação de 31, assim como a instalação de 342 quilômetros de novas linhas de distribuição e a aquisição de equipamentos, materiais e recursos para áreas de automação e TI.
Para conseguir juros em torno de 3% ao ano, enquanto o mercado oferece taxas, em média, 400% maiores, a Celesc vem adequando as operações para atender às exigências do BID e antecipou estudos ambientais, realizando cinco consultas públicas.
O esforço em busca do melhor financiamento faz parte do foco em produtividade e eficiência e tem rendido à Celesc reconhecimento em nível nacional, como a segunda colocação na Avaliação do Cliente pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, com 88% dos consumidores satisfeitos, enquanto a média nacional é de 76%.
Continua depois da publicidade
A assinatura do contrato junto ao BID está prevista para setembro, após passar por trâmites oficiais, como a validação dos deputados para o governo do Estado ser avalista no empréstimo. Com essa garantia, a Celesc começará a tirar do papel melhorias que significam um ganho operacional ainda maior para SC, equivalente a 20% da capacidade atual do sistema. Esta é a oportunidade de oferecermos um serviço ainda mais eficiente, tecnológico e seguro a todos os cidadãos catarinenses e empresários que aqui atuam.
*Cleverson Siewert é presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc)
Concorda com o autor? Quer publicar um artigo sobre o tema ou assunto correlato? Participe do Vozes!