Os detentos da Penitenciária Industrial de Blumenau participam neste ano de um projeto piloto que oferece graduação gratuita àqueles que desejam cursar o ensino superior. A iniciativa despertou interesse e cerca de 40 presos já iniciaram nesta semana o Tecnólogo em Logística, oferecido em parceria com a Unopar (Universidade Norte do Paraná).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

Com aulas semipresenciais, um professor vai uma vez por semana até a presídio, que fica na Ponta Aguda, para levar o material aos alunos . Nos outros dias, os estudos ocorrem de forma online. Depois do período de dois anos, os detentos receberão o diploma.

Na última quinta-feira (23), os estudantes tiveram a aula inaugural, que contou também com a presença de familiares e autoridades. A ideia, segundo a direção do presídio, é ampliar o projeto para que mais pessoas iniciem uma graduação, já que outros 80 detentos manifestaram interesse no curso.

O diretor da Penitenciária Industrial de Blumenau, Maicon Ronald Alves, explicou em uma reportagem à NSC TV que a escolha da área, neste momento, levou em consideração a grande procura por esse ramo na região. Ele também contou que o projeto tem como objetivo prestar apoio aos detentos, principalmente para que tenham melhores oportunidades quando deixarem a unidade.

Continua depois da publicidade

— Ter esse olhar também para a educação faz com que o interno saia daqui ressocializado. É a assistência que a gente quer dar para que o egresso não cometa novos delitos. Para que ele possa conviver no nosso meio enquanto sociedade — ressaltou Maicon.

*Estagiária sob supervisão de Bianca Bertoli

Leia também:

Programa Paradesporto de Blumenau oferece vagas em mais de 10 modalidades; confira

Vereadores de Blumenau convocam BRK a explicar atraso nas obras do esgoto