Uma parceria inédita vai garantir quatro etapas aos principais surfistas do estado do Rio de Janeiro, em evento aberto para atletas de todo o país. O governo do estado do Rio, através da Secretária de Esportes, em um trabalho da Subsecretaria de Esportes Comunitários, em parceria com a ONG Arte e Vida, fechou um acordo inédito com a Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro e a Organização dos Surfistas Profissionais: o desenvolvimento de ações de caráter social nas competições esportivas. São oficinas de trabalho em resina e oficinas de preparação para atuar no quadro técnico em campeonatos.

Continua depois da publicidade

Por meio destas ações, o surfe vai demonstrar sua capacidade de mobilização e, principalmente, a promoção da transformação social com a geração de trabalho e renda.

Em relação às quatro etapas, a primeira delas acontece nos dias 21 e 22 de janeiro, em Saquarema, na Região dos Lagos. A segunda ocorre no final de semana seguinte (28 e 29), em Macaé. Na seqüência, no meio da semana, dias 1º e 2 de fevereiro, o encontro será em Cabo Frio. Depois, a cidade do Rio de Janeiro fecha o circuito nos dias 4 e 5 de março.

Parte da elite do esporte no Brasil é aguardada, pois muitos surfistas estarão retornando da temporada havaiana e se preparando para os eventos de 2006.

– Acredito que além dos cariocas, teremos a presença de muitos competidores de São Paulo e Espírito Santo. Isso porque esses eventos também valerão pontos para o ranking brasileiro regional e interessam diretamente a todos os surfistas da região sudeste – comentou Marcelo Andrade, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Surfe Profissional.

Continua depois da publicidade