A nova ponte do Canal da Barra da Lagoa, na SC-406, no leste da Ilha de Santa Catarina, deverá surgir nos próximos dias a partir de uma parceria firmada entre empresários e governo do Estado. O acordo nasceu da necessidade da construção de uma estrutura mais alta, que possibilite a passagem de barcos pesqueiros.
Continua depois da publicidade
A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira. O valor total da nova ponte é de R$ 2,9 milhões. Do previsto, R$ 2 milhões serão custeados pelo Estado e o restante pelos empresários da região da Barra da Lagoa. A estrutura a ser construída terá 50 metros, 10 a mais que a atual, que será demolida. A previsão é de que as obras durem um ano.
– A ponte hoje fica a três metros da água e vai ficar com seis metros, permitindo o deslocamento de navegação de embarcações de pesca. Essa era uma demanda forte da sociedade. Só que o valor aumentou, e aí os empresários da região fizeram uma participação financeira voluntária – explicou o governador Raimundo Colombo.
De acordo com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, a obra é uma das primeiras ações rodoviárias da cidade a serem pensadas também para os setores pesqueiro e náutico.
Continua depois da publicidade
– Os pescadores da Lagoa e da Costa da Lagoa, quando têm que pescar em alto-mar e precisam atravessar o canal, necessitam esperar a maré baixar porque não conseguem atravessar a ponte.
A empresa BTN Construtora será a responsável pelo serviço. Segundo o Deinfra, não será necessário interditar totalmente o trânsito no local durante a obra. A construção ocorrerá de forma com que o fluxo funcione pelo menos com uma pista.