Em oito meses uma parceria entre o Brasil e uma ONG americana já levou saneamento básico a mais de 600 pessoas e ultrapassou a meta anual de ampliação da rede no Estado. Por meio da iniciativa foi possível financiar mais de R$ 1,9 milhão para que famílias carentes construíssem ou reformassem banheiros, fossas ou comprassem equipamentos como caixas d´água, biodigestores, material elétrico, entre outros. Tudo isso com um custo bem baixo. O “BF Saneamento” já era um produto oferecido pelo Banco da Família, mas foi reformulado em 2017 após formalização da parceria com a ONG Water.org, que há 25 anos leva o acesso a água potável e saneamento para mais de dez milhões de pessoas em vulnerabilidade social no mundo.

Continua depois da publicidade

Para identificar a necessidade da família visitada, além de técnicas de abordagem e sensibilização, todos os agentes de crédito foram treinados pelo Instituto Trata Brasil, que desenvolve projetos em comunidades vulneráveis em todo o país. A intenção é que até o final de 2021 8, 5 mil famílias catarinenses das cidades de Lages, Caçador e Palhoça sejam ajudadas pelo projeto. Para isso a ONG irá disponibilizar um aporte de U$ 330 mil, enquanto o banco irá liberar R$ 24,5 milhões de crédito para o tratamento de esgoto e de água.

Viagem teatral

Depois de circular por diversas cidades catarinenses levando teatro e entretenimento gratuito para as comunidades, o projeto “Viagem Teatral” retorna ao Centro-oeste catarinense, a partir dessa segunda-feira (17), para celebrar a sua 10ª edição com um espetáculo inédito: “A menina e sua sobra de menino”. O espetáculo é baseado no texto “A história de Júlia e sua sombra de menino” de Christian Bruel e encenado pelos atores Leandro Magalhães e Paula Bittencourt.

Para esta temporada, as cidades de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos receberão 18 apresentações gratuitas do espetáculo até o dia 28.

 

Continua depois da publicidade

Leia também:

Mais de 150 milhões de crianças no mundo sofrem violência na escola, diz Unicef