A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e o Sebrae/SC firmaram uma parceria para otimizar o processo de abertura de empresas em São José. O primeiro passo será realizar um mapeamento para identificar as burocracias que atualmente impedem o processo de ser realizado rapidamente.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Pelo acordo, o levantamento coordenado pelo Sebrae/SC será feito por uma empresa especializada e deve ser entregue até final de novembro. Já a Prefeitura de São José ficará responsável por tomar as providências necessárias para facilitar o andamento do processo na Vigilância Sanitária, Fundação do Meio Ambiente, Secretaria da Receita e outros setores que envolvam os trâmites para abertura de empresas.

O mapeamento identificará os problemas dentro de cada órgãos, o motivo da demora, quais são as burocracias exigidas que deixam o processo mais lento e, em seguida, um relatório com sugestões para solucionar os problemas será entregue à administração municipal.

Continua depois da publicidade

– O nosso interesse é que a abertura de empresas seja mais rápida, permitindo que mais empresários e empreendedores procurem a cidade para abrir seus negócios. Queremos transformar São José em um lugar mais aberto e mais receptivo, trazendo mais renda, empregos, impostos e, consequentemente, mais investimentos de volta para a sociedade – explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Bernardo Meyer.