Nos últimos seis meses o Homesc de Joaçaba conseguiu dobrar o número de participantes do projeto Empresa Solidária. Antes, nos meses de dezembro e janeiro o número de doações chegava a cair até 30%. Desta vez a redução foi bem menor. O Hemoesc agenda o dia e o horário da doação e, se preciso, ainda busca os doadores na empresa.

Continua depois da publicidade

O empresário se compromete apenas a liberar os funcionários durante o expediente. Para não inviabilizar o expediente, os funcionários são divididos em grupos que alternam os dias de doação. Os homens podem doar a cada dois meses. Já as mulheres a cada 90 dias.

Com o agendamento o hemocentro consegue fazer uma previsão de quantos doadores virão ao longo do mês e assim mantém o estoque adequando, explica o responsável pela divisão técnica do Hemosc Joaçaba, Marcos Bortoluz.

Até a metade do ano passado o hemocentro tinha 40 empresas parceiras e apenas dos municípios de Herval d`Oeste, Joaçaba e Luzerna. Hoje são quase 80 empresas participantes e de várias outras cidades da região. A meta é chegar a 120 até o final do ano.

Continua depois da publicidade