A Caixa Econômica Federal vai possibilitar a redução de até 75% no valor das parcelas do financiamento da casa própria por tempo limitado. O órgão anunciou também, nesta segunda-feira (7), que os beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou do Seguro Desemprego podem solicitar uma pausa no pagamento.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o governo federal, ao término do prazo estabelecido, nos dois casos, a cobrança volta ao valor normal. A taxa de juros e o prazo contratado inicialmente não sofrem alterações.
– Mais uma vez, ouvindo a população num momento sensível para o mundo inteiro, estamos oferecendo uma redução no pagamento das prestações. Como normalmente faltam ainda 10 a 15 anos para o fim do financiamento, o acréscimo será muito pequeno ao longo do tempo – explicou Pedro Guimarães, presidente da Caixa.
Confira as opções de redução da parcela
- Redução de até 25% do valor da prestação por até seis meses;
- Redução entre 25% e 74.99% do valor da prestação por até três meses. Para isso, os beneficiados devem apresentar autodeclaração de perda de renda;
- Redução acima de 75% do valor da prestação, é necessário apresentar comprovação documental da perda de renda para avaliação feita pela Caixa.
Continua depois da publicidade
A solicitação é feita pelo Aplicativo “Habitação Caixa”.
Como funciona a pausa no financiamento
Para quem recebe, atualmente, o Auxílio Emergencial ou Seguro Desemprego, e quer pausar o pagamento das parcelas, o prazo de duração da medida é de até seis meses, sob avaliação da Caixa. A solicitação é feita pelo Aplicativo “Habitação Caixa” ou pelo telefone: 0800 104 0104.
Também foi anunciado na segunda, que entre os dias 25 de junho e 4 de julho, a Caixa Econômica Federal vai realizar o 1º Feirão Digital da Casa Própria. O feirão terá imóveis com financiamento de até 100% do valor e o processo digital vai possibilitar a escolha do imóvel pelos interessados.
Dos contratos ofertados, cerca de seis mil são próprios da Caixa e terão condições especiais de financiamento. Os imóveis poderão ser financiados integralmente, sem cobrança de parcela de entrada, com carência de até seis meses para início do pagamento.
As taxas serão a partir da TR + 2,50% ao ano + remuneração da poupança. Os interessados em participar do leilão digital podem fazer uma simulação do financiamento na plataforma do evento e serão atendidos por correspondentes do banco via chat.
Continua depois da publicidade