A nadadora Mariana de Andrade de Mello, de 19 anos, atleta da Associação Paralímpica de Joinville, foi convocada para disputar o Campeonato Mundial de Natação para Surdos, de 14 a 19 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Essa é a primeira competição internacional da atleta. Ela irá competir nas provas de 50 metros livres e revezamento 4×100 metros livres misto. A joinvilense será a única mulher da região Sul a representar o Brasil no campeonato.
— Não há palavras para descrever o que estou sentindo, indo como atleta surda e representando Joinville, Santa Catarina e o Brasil. Vou representar o nosso país com muito orgulho e, independentemente dos resultados, estou realizando um sonho — disse Mariana.
Continua depois da publicidade
Mariana começou a nadar aos 10 anos de idade, apenas com o objetivo de praticar o esporte. Desde então, a paratleta conquistou diversas medalhas em campeonatos, como os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em 2018 e 2019, e na Surdolimpíada Nacional, em 2021.
Já no Campeonato Brasileiro de Natação para Pessoas com Deficiência Auditiva, em 2022, conquistou seis medalhas, sendo cinco de prata e uma de ouro.
Além dela, a delegação brasileira no Mundial também terá a participação de um nadador de Blumenau.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
JEC deve assinar com ex-Seleção Brasileira de base e outros nove reforços para a Copa SC
JEC traça plano milionário com a prefeitura para colocar gramado sintético na Arena Joinville
Novo técnico do JEC, Fabinho Santos pede humildade e avisa: “Momento é de reconstrução”