Os pilotos que ainda brigam pelo título da F-Renault e da Copa Clio têm missão importante neste sábado, dia 16, durante os treinos classificatórios que vão definir o grid de largada para a corrida de domingo na Via Expressa Sul, em Florianópolis. Como a pista apresenta poucos pontos de ultrapassagem, quem largar na pole-position levará vantagem sobre os demais na prova, válida pela penúltima etapa do calendário.

Continua depois da publicidade

Depois de algumas modificações feitas pelos comissários da prova, o circuito ficou um pouco mais lento, com os carros da F-Renault chegando a obter média de velocidade de 140 quilômetros por hora, enquanto os Clios registraram média de 110 quilômetros por hora.

Nesta sexta, foram realizados os primeiros testes, que serviram para reconhecimento do traçado de 2.420 metros. O mais rápido nos treinos da F-Renault foi o paranaense Kaká Domingues (RS2), dono da melhor volta, com 1min00s693.

Ele é o quinto colocado no campeonato. Já na Clio, o líder Luiz Carreira Jr (Carreira Racing) andou bem na primeira bateria, mas pela tarde foi Vicente Siciliano Júnior, da mesma equipe, que andou melhor.

A expectativa para este sábado é que a pole da principal categoria fique abaixo de um minuto. A pista tem todas as características de um circuito de rua, com muitas ondulações – embora o asfalto seja novo; poucos pontos de ultrapassagens; e sujeira fora do traçado.

Continua depois da publicidade

Portanto, o arrojo dos pilotos deve fazer diferença nos treinos clasisficatórios. O final da reta de largada é o principal ponto crítico da pista, uma chicane bem fechada deixa a pista estreita e permite a passagem de apenas um carro por vez.

– Ultrapassar será praticamente impossível – avaliou Allam Khodair (Dragão Motorsport), segundo colocado na classificação, mas separado por apenas quatro pontos do líder Lucas di Grassi (G Force Motorsport).

– Vai ser uma típica prova de rua, onde os pilotos que largarem na frente terão vantagem sobre os demais, uma vez que são raros os pontos de ultrapassagem, e as retas terminam em curvas onde só passa um carro de cada vez – contou Kaká Domingues, depois dos treinos desta sexta.