Os turistas paranaenses que passaram o feriadão de Corpus Christi em Santa Catarina foram recomendados a realizeram testes contra a Covid-19. O governo do Paraná emitiu nota na última segunda-feira (7) com a recomendação para a testagem do tipo RT-PCR.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a nota, a grande circulação de paranaenses que visitam Santa Catarina ou que possuem residência nos municípios catarinenses coloca em alerta a Secretaria de Estado da Saúde.
– Estamos com a transmissão franca e comunitária. E estes deslocamentos para outros Estados, principalmente de Santa Catarina, nos deixam vigilantes para que o vírus não seja espalhado ainda mais entre os paranaenses, principalmente quando vemos o momento preocupante que vivemos – alertou o secretário Beto Preto.
A recomendação do estado vizinho é para a realização do teste e, em caso de resultado positivo, as pessoas devem fazer o isolamento domiciliar para evitar a contaminação de outros paranaenses.
Continua depois da publicidade
A nota ainda afirma que o cenário da pandemia ainda é muito crítico, especialmente com o alto número de casos confirmados da Covid-19, óbitos e da elevada taxa de ocupação de leitos hospitalares.
> Paraná amplia toque de recolher e limita atendimento de comércio e restaurantes
Alta ocupação de leitos e toque de recolher
Os dados do governo do PR, atualizados na última segunda-feira, mostram que 1,1 milhão de casos de coronavírus foram confirmados no Estado desde o início da pandemia. No mesmo período, 27 mil pessoas já morreram por complicações da doença.
> Novo decreto em SC: o que está proibido e liberado até 15 de junho
Além disso, todas as regiões paranaenses estão com taxa de ocupação dos leitos exclusivos para Covid acima de 95%. Entre as medidas sanitárias adotadas estão toque de recolher e atendimento limitado em comércio e atividades não-essenciais.
Leia também:
Ônibus de Joinville voltam a ter capacidade de lotação ampliada após mudança em matriz
Continua depois da publicidade
Joinville abre nova central para vacinação contra a Covid-19
Dengue em Joinville: com 10 mil casos no ano, veja o perfil dos infectados e como se cuidar