Uma nova paralisação dos trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau pegou moradores de surpresa na manhã desta terça-feira (19). Desta vez, os funcionários da Blumob fizeram o protesto no Terminal Fonte até as 6h, horário em que os ônibus começaram a sair do local. No último dia 7, o mesmo aconteceu no Terminal do Aterro, de onde os veículos só partiram a partir das 5h, atrasando os itinerários de todas as linhas da cidade.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Conforme o sindicato, a razão da paralisação é a mesma do último episódio: os representantes entendem que a empresa está tentando enfraquecer a categoria, que teme também a retirada dos cobradores. Na primeira manifestação, o estopim havia sido a demissão de um integrante do sindicato, que seria um homem conhecido por exigir constantemente melhorias para o ambiente de trabalho.
Uma das questões citadas pelo sindicato nesta terça é a retirada dos cobradores dos ônibus. A instituição diz que tem receio por saber que as conversas e simulações sobre o assunto já ocorrem internamente, mas sem a participação da categoria.
O que diz a Blumob
A empresa ainda não se manifestou sobre a nova paralisação. Na semana retrasada, a Blumob ressaltou que tem direito de demitir um funcionário e que a pauta do sindicado não se enquadrava “na natureza de um tema coletivo, havendo desvio da finalidade sindical no uso da entidade de interesse social, por meio de seus instrumentos de defesa coletivos, nos arranjos de interesses individuais de um empregado”, criticou.
Continua depois da publicidade
Por fim, a concessionária citou que tomaria as “medidas legais cabíveis contra os abusos e ilegalidades”. Uma ação chegou a ser movida, mas a Justiça do Trabalho foi favorável ao sindicato, contestando a versão de que os representantes teriam bloqueado o acesso das pessoas à garagem e Terminal do Aterro. Sobre a derrota, a Blumob também não se manifestou até o momento.
O que diz a prefeitura
Em nota, a prefeitura disse que vai notificar a Blumob pela segunda vez. “De acordo com o contrato, se a empresa infringir as regras contratuais, pode inclusive receber multa”. O município lamentou o episódio e disse que foi pego de surpresa novamente, assim como os usuários.
Sobre a questão dos cobradores, a prefeitura ainda não se manifestou.
Leia também
Blumenau avalia medida polêmica que poderia baixar preço da passagem de ônibus