Com uma semana completada na quarta e sem perspectivas de fim, a greve dos servidores dos Correios já causa atraso na entrega de 1,5 milhão de correspondências no Estado. A empresa informou que irá realizarum mutirão neste final de semana com intuito de reduzir a quantidade de encomendas acumuladas.
Continua depois da publicidade
Clientes que se sentirem lesados pelo atraso de alguma correspondência, como contas ou encomendas, poderão procurar ressarcimento da estatal junto ao Procon. Iniciado na última quinta-feira, o movimento conta com a adesão de 15 dos 35 sindicatos da categoria.
A principal reivindicação é a manutenção do atual plano de saúde dos funcionários, o CorreioSaúde. De acordo com os grevistas, a troca de operadora do plano, que deixou de ser gerido pela empresa para ser controlado pela Postal Saúde, acarreta perda de benefícios e aumento de custos para os funcionários. A estatal destaca que não foram nem serão feitas alterações no funcionamento do plano.
Assim como na última paralisação realizada pela categoria no ano passado, o desfecho tende a ser decidido pela Justiça. A empresa entrou com ação cautelar no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na última sexta, para pedir o fim da greve. A avaliação é de que o movimento não tem embasamento, uma vez que a decisão de alterar o plano caberia apenas aos Correios. Ainda não há data definida para julgar o processo.
Preste atenção
Continua depois da publicidade
Consumidores devem ficar atentos para não atrasar o pagamento de contas. Veja outras opções para quitar as faturas:
Entrar no site do fornecedor do serviço (luz, água, telefonia) e emitir uma segunda via do boleto.
Em alguns casos, é possível efetuar o pagamento de contas pelo serviços de banco online ou em unidades lotéricas.
Pedir ao banco e à empresa para que o pagamento seja descontado diretamente, por meio do serviço de débito em conta.
As operadoras de telefonia também disponibilizam serviços de atendimento por telefone no qual o cliente pode requisitar uma nova via da conta. Veja os números abaixo.
Continua depois da publicidade
Vivo: *8486
Claro: 1052
TIM: *144 (móvel) e 1056 (fixo)
Oi: *144 (móvel) e 10314 (fixo)
Temas em debate
Plano de saúde
O que diz o sindicato: a categoria exige a revisão da mudança na operação do plano de saúde, argumentando que a medida prejudica o atendimento aos funcionários e faz com que os trabalhadores tenham custos adicionais.
O que dizem os Correios: não haverá alteração no atual plano de saúde dos funcionários, o CorreiosSaúde. Nenhuma mensalidade será cobrada, os dependentes cadastrados serão mantidos e o plano de saúde não será privatizado.
Reembolso-Creche
O que diz o sindicado: o sindicato do Rio Grande do Sul alega que os Correios deixaram de pagar o benefício às trabalhadoras da empresa, como havia sido definido em acordo.
O que dizem os Correios: a empresa afirmam que para recadastramento do benefício, apenas exige dos funcionários a declaração de matrícula do aluno e cópia do documento comprovando que a escola está credenciada junto a órgãos de educação
Continua depois da publicidade
Entregas durante a manhã
O que pede o sindicato: trabalhadores pedem que a empresa passe efetuar entrega de correspondências somente pela manhã, em razão das altas temperaturas do período da tarde.
O que dizem os Correios: a empresa afirma que está cumprindo o que foi acordado com a categoria e está realizando testes para avaliar a logística em 12 centros de distribuição. A previsão é de que o piloto seja concluído ainda no primeiro semestre de 2014.