A paralisação dos ônibus em Florianópolis na manhã desta quarta-feira (26) teve parte das linhas afetadas. Trabalhadores das empresas Canasvieiras e Transol bloquearam a saída dos veículos da garagem. Segundo o sindicato, essa ação afeta 65% das linhas que circulam pela cidade. As empresas ainda não se manifestaram. 

Continua depois da publicidade

​> Compartilhe essa notícia no WhatsApp​

A paralisação teve início às 4h da manhã e até às 9h30min, o local não tinha sido liberado. Cerca de 300 trabalhadores estão paralisados. 

Segundo Deonísio Linder, líder do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano (Sintraturb), a categoria quer uma reunião com as empresas para tratar sobre a recuperação judicial e o pagamento de encargos trabalhistas aos trabalhadores demitidos.  

Durante o período de mais restrições causadas pela pandemia de Covid-19, muitos funcionários foram demitidos. Conforme o sindicato, cerca de 2,5 mil trabalhadores perderam o emprego durante a pandemia. Os trabalhadores também se queixam de atrasos nos pagamentos para os profissionais contratados. 

Continua depois da publicidade

— Nós estamos há dois anos sofrendo e agora chegou a hora de voltar a ter o sindicato que era. Não tem mais como ficar parado. Os ‘caras’ estão destroçando a nossa categoria — afirmou.

Conforme Linder, o valor que seria pago na totalidade aos funcionários demitidos foi reajustado para 40% do total. A mobilização acontece na garagem das empresas que fica no bairro Vargem Pequena.

Os trabalhadores esperam que a empresa marque uma reunião na tarde desta quarta-feira para resolver o problema. Segundo o sindicato, a liberação dos ônibus dependerá dessa conversa.

Saiba quais linhas foram afetadas

A paralisação compromete a circulação das linhas do Norte, Leste e também do Centro. No Terminal de Integração de Canasvieiras (TICAN) nenhum ônibus saiu da plataforma na manhã desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

A paralisação provoca reflexos também em outras regiões. No Terminal de Integração do Centro (Ticen), há atrasos na saída dos ônibus e muitas filas. 

O que diz o prefeito de Florianópolis

O prefeito da Capital, Gean Loureiro informou nas redes sociais que vai convocar uma reunião para as próximas horas para tentar solucionar a situação.

Segundo a prefeitura, alguns serviços podem ser afetados pela paralisação, pois profissionais de saúde tiveram de chegar ao trabalho em transportes do município. 

Continua depois da publicidade

— É possível que haja alguma demora para que todos consigam estar em seus postos de trabalho — diz a nota da prefeitura. 

O Consórcio Fênix informou que ainda apura a situação. As empresas Canasvieiras e Transol foram procuradas, mas não responderam aos questionamentos da reportagem. 

Vai ter ônibus amanhã em Florianópolis?

Sindicato e empresários devem se reunir ainda nesta quarta-feira para definir um acordo. A continuidade da paralisação depende do andamento da discussão. Ainda não foi definido pelo sindicato se os trabalhadores voltam ao serviço nesta quarta.

Veja vídeo da paralisação de ônibus em Florianópolis

Mudança na tarifa

Em meio ao impasse entre trabalhadores e as empresas, o transporte coletivo em Florianópolis passa por mudanças. Na terça-feira (25), passou a valer a Tarifa Vai e Vem. Com ela, poderão usar ônibus durante três horas pagando apenas uma passagem. A tarifa vale para dias úteis, em ônibus convencionais e para quem usa o cartão.

Continua depois da publicidade

Paralisação ou greve? Entenda a diferença

A organização de greves é direito dos trabalhadores sendo definida pela Lei 7.783/1989. Ele estipula que os empregados devem uma reivindicação trabalhista – como melhores condições na jornada, salários mais justos etc.

Já no caso das paralisações, nem todas precisam ser motivadas por questões trabalhistas e também não necessariamente há interrupção total de um serviço. O Sintraturb disse que mobilização desta quarta não se trata de greve. 

Resumo 

  • Uma paralisação dos ônibus em Florianópolis na manhã desta quarta-feira (26) deixou parte das linhas afetadas;
  • Trabalhadores das empresas Canasvieiras e Transol bloquearam a saída dos veículos;
  • Cerca de 65% das linhas estavam paralisadas em Florianópolis até às 9h;
  • A paralisação teve início às 4h da manhã.
  • Ainda não se sabe se terá ônibus amanhã em Florianópolis;
  • Gean Loureiro, prefeito da Capital, informou que vai convocar uma reunião.

Leia também 

Transporte marítimo da Grande Florianópolis tem três grupos na disputa

Florianópolis terá reforço em linhas e horários do transporte coletivo, veja o que muda

Passagem de ônibus em Florianópolis terá desconto de R$ 1 fora do horário de pico