A 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) começou nesta quarta-feira (17), em Lages, e segue até domingo (21). A competição é o maior evento paradesportivo de SC. São 2.479 atletas de 74 municípios disputando 14 modalidades em 12 locais diferentes.
Continua depois da publicidade
Para a prefeita Carmen Zanotto, receber os Parajasc é motivo de orgulho para a cidade.
— Cada atleta tem uma história de coragem e determinação que inspira a todos nós. Lages se orgulha de ser palco deste encontro de superação, amizade e respeito. Procuramos fazer com todo carinho, com todo cuidado. É um marco para o paradesporto de Santa Catarina.
Histórias que inspiram
Entre os participantes está o ciclista Giliandro Vacarin, de 36 anos, natural de Caíbi, no Oeste, mas que compete representando Chapecó. Nascido com deficiência visual, encontrou no ciclismo paralímpico a realização de um sonho.
— É uma oportunidade de fazer novas amizades, sair de casa e praticar o esporte que tanto gosto. É mais um sonho sendo realizado.
Continua depois da publicidade
Ao lado da mãe e da tia e hospedado na casa do tio em Lages, o atleta ressalta a importância da família em sua trajetória.
— É muito bom sentir a energia da torcida e a força que recebemos dos amigos e da família.
Veja fotos do primeiro dia
Outro exemplo é Gabriel Rodrigues de Andrade, de 26 anos, morador de Balneário Camboriú, mas que representa Itajaí na bocha paralímpica. Com hidrocefalia e mielomeningocele, Gabriel transformou os desafios em força. Segundo ele, competir no Estado em que mora é o diferencial.
— É uma chance de mostrar o que podemos conquistar. Mais do que competir, é um momento de convivência, de troca de experiências, de valorização do esporte, de rever os amigos e conhecer novos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cerimônia de abertura dos Parajasc em Lages terá audiodescrição; saiba como funciona
Tudo sobre o Parajasc, competição com atletas de 74 municípios que começa em Lages





