As autoridades de saúde do Paraguai comunicaram nesta terça-feira o primeiro caso da nova gripe (AH1N1) no país, que envolve uma adulta recém-chegada de Nova York.
Continua depois da publicidade
O diretor de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Ivan Allende, disse que a mulher doente chegou a Assunção, onde vive, entre 8 e 11 de maio, e que um exame definitivo “confirmou o resultado preliminar” dado por um “laboratório particular”.
– Entretanto, não é possível especificar se o vírus é do tipo estacional ou do tipo AH1N1 em circulação – declarou Allende, que enviará uma mostra coletada um laboratório de referência em Atlanta, nos Estados Unidos, para determinar se a cepa é a mesma que causou mortes nesse país e no México.
Em razão do surto da gripe, o governo paraguaio decretou estado de emergência sanitária em todo o país no dia 5 de maio, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a propagação do vírus AH1N1 e os casos fatais relacionados.
Allende acrescentou que, até agora, 307 pessoas procedentes de EUA, México e Canadá foram colocadas em quarentena depois que chegaram ao país com sintomas da nova gripe.
Continua depois da publicidade
– Nem Argentina nem Brasil alteraram seu boletim de casos confirmados. Continuamos com um caso na Argentina e oito no Brasil – disse o especialista.
Confira como a gripe se espalha pelo mundo:
