Os novos parafusos da placa de metal da Ponte Pedro Ivo Campos, que se soltou duas vezes neste ano, começarão a ser substituídos a partir desta segunda-feira (22). O procedimento deve durar até sexta-feira. O trabalho será realizado entre o fim da noite e a madrugada, sempre no mesmo horário, das 23h às 5h, de acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). Somente uma faixa da ponte ficará interditada para a realização deste serviço.

Continua depois da publicidade

A ponte, que faz ligação com o continente, precisou ficar interditada em duas ocasiões após a placa metálica se soltar da estrutura, nos dias 13 de fevereiro e 6 de julho.

O bloqueio resultou em congestionamento na ponte que dá acesso à Ilha. Além da fixação, no local também será realizada a limpeza das calhas de recolhimento de água pluvial.

A ação faz parte do cronograma de obras de reparo. Os trabalhos de manutenção e limpeza serão realizados por funcionários das empresas responsáveis pela recuperação e supervisão da obra, pela equipe técnica da SIE e contará com o apoio da Polícia Militar.

Expectativa é pela solução do problema

A fixação por meio dos parafusos é considerada uma solução definitiva, conforme afirmou o secretário adjunto da SIE, Major Alexandre Vieira, à rádio CBN Diário no início do mês. Como medida paliativa, a chapa de metal foi soldada após o segundo incidente.

Continua depois da publicidade

Parafusos da Ponte Pedro Ivo Campos começam a ser substituídos nesta segunda e ponte terá faixa interditada
Placa metálica precisou ser soldada após o segundo incidente, no dia 6 de julho (Foto: Mateus Boaventura/CBN Diário)

Entretanto, na ocasião Vieira disse que a intenção era colocar em prática uma solução definitiva, que seria a troca de parafusos, que estavam em falta desde a primeira vez em que a placa soltou.

— Carece de nós termos acesso a determinado insumos que a gente está tentando correr atrás para resolver essa solução de forma definitiva. [A solução definitiva] depende efetivamente de a empresa conseguir os parafusos de fixação, que possam fazer a solução definitiva da placa — afirmou o secretário-adjunto.

Acesse o NSC Total e acompanhe as últimas notícias