Como em um ciclo, neste sábado a cultura trabalhará em prol da educação: a Parada Cultural Omunga realizará uma série de atividades artísticas para arrecadar fundos para os projetos desenvolvidos pela grife social que nasceu em Joinville, mas colabora na criação de melhores condições de educação em diferentes lugares do mundo.

Continua depois da publicidade

Dez atrações participam do evento, que ocorre a partir das 16 horas na Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ). A partir das 19 horas, a programação entra no Teatro CNEC.

– É, de fato, a cultura construindo a educação, com a sinergia de potencializar a cultura local de Joinville enquanto esta colabora com as ações da Omunga – analisa o fundador da organização, Roberto Pascoal.

Quem chegar à tarde poderá conferir as exposições de artes visuais dos irmãos Feitosa, Marc Egler, Jan Mo, Luiz Ferreira e Denise Schlickmann. São diferentes manifestações artísticas que vão do grafite e da fotografia ao pontilhismo e à gravura.

À noite, já dentro do teatro, haverá apresentações musicais com Semitha Cevallos e Giovanni Wites e com o grupo de tambores do Japão ShyuDaiko; coreografias de danças afro e populares com o grupo da Escola AZ Arte; contação de histórias com a Dionisos Teatro; e um show de stand up comedy com o humorista paulistano Rogério Morgado.

Continua depois da publicidade

A arrecadação da Parada Cultural Omunga será revertida para projetos como o Escolas do Sertão e o Livros para África, assim como para a semente do Omunga na Amazônia, que será iniciado a partir de 2016. A organização – uma empresa privada com fins sociais – foi criada em 2013, quando nasceu o projeto Escolas do Sertão.

Confira mais notícias sobre eventos, espetáculos e shows no Guia + AN

Por meio da venda de camisetas personalizadas e de parcerias com as prefeituras de Curral Novo e de Betânia do Piauí, foram construídas duas bibliotecas, uma em cada cidade. Cada unidade recebeu em torno de 1.700 livros pedagógicos e literários, além de móveis e quatro computadores. A periferia de Luanda e a província de Tete, na África, estão recebendo agora estruturas semelhantes.

– O trabalho não para: no sertão brasileiro, voltamos de três a quatro vezes por ano para dar formação aos professores. Logo este trabalho será iniciado na África também – conta Pascoal – Esta é a parte mais importante dos projetos: queremos potencializar os professores como recursos de transformação social.

A Parada Cultural é uma iniciativa do Grêmio Todos TOTVS e conta com o apoio do CNEC, da Santa Cultura Comunicação Criativa, da Rádio Atlântida e da RBS TV. O evento tem patrocínio do Shopping Mueller.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Agende-se:

O QUÊ: Parada Cultural Omunga

QUANDO: sábado, a partir das 16 horas. As apresentações no teatro começam

às 19 horas.

ONDE: Faculdade Cenecista de Joinville e Teatro CNEC (avenida Getúlio Vargas, 1.266, Anita Garibaldi)

QUANTO: a visitação às exposições são gratuitas. A programação no Teatro Cnec custa R$ 60, com meia-entrada para quem doar um livro infantil em bom estado. Estudantes, professores e idosos também pagam meia-entrada. Ingressos à venda no site Ticket Center ou a partir das 16 horas no Teatro CNEC.

Exposição de Artes Plásticas – A partir das 16 horas, no Hall Artístico da FCJ

Irmãos Feitosa – Grafite a arte urbana

Alexandre e Eduardo são irmãos gêmeos e escolheram a mesma profissão: arte urbana e grafite. Conhecidos como Irmãos Feitosa, a dupla deixou sua cidade natal, São Paulo, para atuar em Joinville.

Marc Egler – Fotografia, manipulação digital e arte contemporânea

Fotógrafo profissional, Egler expressa sua arte em reflexões sobre consumo, poder, industrialização e sustentabilidade por meio da exposição “Consumoque”. Ele também faz parte da diretoria da AAPLAJ, Associação de Artistas Plásticos de Joinville.

Continua depois da publicidade

Jan Mo – Desenho, pontilhismo, spray e gravuras

Artista e bacharel em design gráfico, no repertório de Jan estão estudos iniciados desde 2005 em artes gráficas, que abordam linguagens que despertam diferentes percepções em panoramas surreais, abstratos, racionais e lógicos.

Luiz Ferreira – Pintura abstrata, recortes em papel e gravuras

Luiz Ferreira, nasceu em São Paulo e escolheu Joinville para morar. Artista visual, desenvolve trabalhos em pintura sobre tela, painéis, recortes em papel, arte digital, gravuras e fotografia.

Denise Schlickmann – Arte, cores, rock e pessoas

Artista plástica há 30 anos, Denise iniciou suas atividades na adolescência onde seu sonho sempre foi pintar e agora pode repartir o seu conhecimento através das aulas de pintura em seu atelier. Sempre focando em cores bem expressivas, em arte, em música, em rock.

Apresentações Artísticas – A partir das 19 horas, no Teatro CNEC

Semitha Cevalhos e Giovanni Wites – Piano e Violino

Semitha é pianista e musicóloga. Doutora pela UniRio, Mestre pela UFPR e pós-graduada em performance pianística e música de câmara pela Akademia Muzyczna im. I. J. P. da Polônia, ela atua junto ao Teatro Bolshoi no Brasil. Giovanni Wites é presidiário e assume o papel de violinista ao lado de Semitha Cevalhos.

Continua depois da publicidade

Grupo ShyuDaiko – Tambores do Japão

O ShyuDaiko é um grupo cultural de taikô da aliança cultural Brasil-Japão de Joinville. O grupo teve seu projeto aprovado pelo Ministério da Cultura para difundir a arte dos tambores japoneses (taikô) em Santa Catarina.

Grupo AZ Arte – Dança Afro

Entre as coreografias que o grupo vai apresentar na Parada Cultural Omunga, estão Carimbó e a Dança Afro, que irão promover a diversidade cultural do Brasil e da África.

Dionisos Teatro – Contação de histórias

Fundada em 1997, a Dionisos é uma companhia teatral que atua na área da produção cultural e de arte-educação. Na Parada Cultural, o grupo vai apresentar contação de histórias.

Rogério Morgado – Stand up comedy

Humorista, locutor, radialista e redator, Morgado integra a nova geração de humor: a da stand up comedy. Ele é presença constante nos programas de Danilo Gentili, como o Agora É Tarde, e no The Noite, do SBT, além de participação em eventos como Risadaria e Central da Comédia.

Continua depois da publicidade