O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) convocou quatro atletas de Santa Catarina, além de dois técnicos, para participar dos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados (Iwas). O evento acontece de 18 a 26 de junho em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Os paraatletas Roberto Alcalde Rodriguez, Felipe Strebe, Mariane Padilha dos Santos e Gustavo Santana, vão intergrar a equipe brasileira. Os técnicos Rosicler Ravache, de Joinville e Roberto Ferraz, de Caçador, também fazem parte do Projeto Paraolimpico do Futuro, do CPB.

Natural de Barra Velha, Mariane Padilha dos Santos, de 17 anos, por exemplo, já esteve no Mundial realizado em 2007 em Taipei, em Taiwan, de onde trouxe duas medalhas de bronze nas provas de salto em distância e 400m rasos. Outro destaque catarinense, o joinvilense Felipe Strebe, de 15 anos, foi medalha de ouro na prova de salto em distância em 2006, nos Jogos Paraolímpicos do Futuro realizados em Fortaleza, e prata nos 100 e 200m.

Gustavo Santana, de Joinville, de 15 anos, ficou em primeiro lugar nos 100m livre e nos 100m costa e foi terceiro colocado nos 50m livre, nas disputas de Fortaleza, em 2006 e em 2007, garantiu quatro medalhas de ouro na natação com as provas de revezamento medley, 100m livre, 100m costa e 50m livres.

Roberto Alcalde Rodriguez, de 16 anos, foi ouro nos 100m costas no inicio deste ano em Curitiba no Campeonato Brasileiro Paraolímpico Regional Sul.

Continua depois da publicidade

A delegação brasileira no Mundial será composta por 12 atletas, além de dirigentes e técnicos. A competição terá a presença de outros 20 países e mais de 270 atletas nas modalidades de atletismo, natação e halterofilismo.