O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse sexta-feira que uma tarifa alfandegária proposta pelo governo dos EUA seria “ruim” para Canadá e para os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
“Sem dúvida, uma tarifa alfandegária seria ruim, não só para o Canadá, mas também para os Estados Unidos”, afirmou o primeiro-ministro em entrevista coletiva em Houston, Texas, onde participou de uma palestra com executivos do petróleo.
A tarifa proposta pelo Congresso dos EUA faz parte do novo plano de iniciativas fiscais e comerciais que prevê taxar às importações dos Estados Unidos.
O presidente Donald Trump disse preferir tarifas direcionadas a países acusadas de comércio desleal, como China e México.
“Acho que temos um longo caminho até a adoção (da tarifa) e como eu disse, ainda não sabemos exatamente qual forma tomará ou como afetará o Canadá”, declarou Trudeau, que ressaltou a integração econômica dos dois países.
Continua depois da publicidade
“Acho que qualquer coisa que crie barreiras extras ao fluxo de bens prejudicará os negócios e os nossos trabalhadores e limitará nossa capacidade de continuar sendo extraordinariamente competitivos como América do Norte no cenário internacional”.
mbr/amc/vs/cc/lr