Em pronunciamento à TV do país, o presidente russo, Vladimir Putin, lamentou que o Ocidente tenha, no passado, dado apoio a terroristas da região do Cáucaso. Ele comentou o recente atentado na Maratona de Boston, cometido por dois irmãos de família chechena.

Continua depois da publicidade

Putin afirmou, ao responder ao vivo a perguntas de cidadãos, que por vezes “de forma direta e em outras indiretamente” os países ocidentais deram seu apoio informativo, financeiro e político aos radicais islâmicos do Cáucaso Norte.

O presidente russo manifestou sua esperança de que o atentado de Boston, que deixou três mortos e mais de 170 feridos, aproxime as posturas da Rússia e dos Estados Unidos na luta contra as ameaças comuns.

– Simplesmente faço um apelo para que essa tragédia nos aproxime para que nos enfrentemos juntos às ameaças comuns, entre elas o terrorismo – afirmou Putin.

Putin apontou que frequentemente o discurso do Ocidente sobre a ameaça comum do terrorismo fica apenas em declarações.

Continua depois da publicidade

– Sempre dissemos que não se deve se limitar a fazer declarações, mas cooperar mais estreitamente. Agora, esses dois criminosos demonstraram que nossa tese é correta – declarou.