Colonizado em 1947 por famílias do Rio Grande de Sul, a terra de União do Oeste é
Continua depois da publicidade
tão boa que os imigrantes nunca mais a deixaram. Em troca, os descendentes de italianos, alemães e poloneses receberam um excelente espaço para cultivar e criar animais. Por isso que parte da economia da cidade vem da agricultura, principalmente do cultivo de soja, feijão, milho e fumo.
O setor da agropecuária é movido pela suinocultura, bovinocultura e avicultura. Há representantes da indústria moveleira e têxtil, mas que estão começando a engrenar ainda.
Mas nem tudo é trabalho e produção. Também há atrativos culturais e gastronômicos. O município é considerado a Capital Estadual da Festa do Boi no Rolete e ainda recebe vários outros eventos como almoços, danças e jantas, além de realizar jogos municipais.
Em janeiro, há a tradicional Festa do Porco a Pizza. Durante o dia, a população se reúne para saborear esse delicioso prato, atraindo também pessoas da região e antigos moradores. Além do delicioso almoço, a festividade traz matinés para os mais idosos e baile para os mais jovens curtirem.
Continua depois da publicidade
União do Oeste ainda não tem muitos atrativos turísticos, mas tem belos rios, bastante procurados no verão. Enfim, o município é um ótimo lugar para viver e criar os filhos.
Everaldo Luis Casonatto, prefeito
– Nosso município é incrível por causa das pessoas que habitam este lugar.
Saiba mais
População: 2.838 habitantes
Localização: Oeste, a 70 km de Chapecó
Área: 93,06 quilômetros quadrados
Emancipação: 04/01/1988
Atrativos: festas comunitárias
Particularidades: sedia a tradicional Porco a Pizza, evento feito em comemoração do aniversário do município
Curiosidade: o nome surgiu de um acordo entre os principais líderes dos distritos de São Luiz e Jardinópolis, que formaram uma única comunidade
Pontos turísticos: Gruta Santa Luzia