O momento do Avaí é de se apegar em todas as contas para tentar escapar do rebaixamento, além de ter que fazer a sua parte dentro de campo. Em um cenário ideal para o time do Sul da Ilha, a Série A de 2014 poderia ser repetida, pois na era dos pontos corridos com 20 clubes, o Palmeiras foi o time que escapou com a pontuação mais baixa naquela temporada, 40. Puxando para o Brasileirão atual, o Avaí precisaria ter um aproveitamento de 50% para atingir esta marca e torcer para que seja o suficiente para se salvar.
Continua depois da publicidade
Em 2014, o Palmeiras sofreu para escapar da degola e só foi conseguir na última rodada do Brasileirão. Jogando em casa, o time do Palestra Itália empatou com o Athlético-PR em 1 a 1 e só escapou porque o Vitória perdeu em casa para o Santos por 1 a 0. Naquela temporada, o Palmeiras fez 11 vitórias e sete empates, uma campanha muito ruim e que surpreendeu pela permanência com apenas 40 pontos. O Vitória, que terminou em 17º, somou 38.
Pensando neste cenário, o Avaí teria que vencer oito dos 16 jogos que faltam para encerrar o campeonato. Assim, o Leão somaria 24 pontos e com os 16 que já tem, chegaria aos 40. Hoje, de acordo com os matemáticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), quem atingir esta pontuação tem 55,4% de chances de cair para Série B, ou seja, um número muito arriscado para tentar uma permanência.
Na Série A de 2010, o Atlético-GO terminou em 16º com 42 pontos, número que só aconteceu uma vez com 20 clubes. Hoje, o time que chegar neste número tem 19,3% de cair para a segundona de 2020.
A verdade é que situação do Avaí é muito delicada para uma permanência. Restando 16 partidas, hoje o time do Sul da Ilha tem 82,9% de chances de ser rebaixado. Serão oito jogos em casa (Vasco, Internacional, Palmeiras, Fortaleza, Santos, Chapecoense, Fluminense e Athlético-PR) e oito fora (CSA-AL, Ceará, São Paulo, Goiás, Botafogo, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo).
Continua depois da publicidade
Dos times que o Leão recebe em casa, Vasco, Fortaleza, Chapecoense e Fluminense são adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Dos confrontos fora, CSA, Ceará, Botafogo e Cruzeiro também são concorrentes contra a queda. O que mais preocupa o torcedor é que destes times, o Avaí venceu apenas um, o Fluminense, fora de casa, que foi justamente a primeira vitória do clube no campeonato.
Probabilidades de pontuação para o rebaixamento (Fonte: UFMG)
40 pontos: 55,4%
41 pontos: 35,8%
42 pontos: 19,3%
43 pontos: 8,5%
44 pontos: 3%
45 pontos: 0,8%
46 pontos: 0,1%