No sábado e domingo, centenas de crianças de Florianópolis e Criciúma vestirão seus uniformes, calçarão suas chuteiras e entrarão em campo para mostrar o que são capazes de fazer com a bola nos pés. Gad Pastor estará de olho em grande parte delas. Na seletiva da Peneirinha Gillette, ele coordenará a equipe técnica responsável pela avaliação dos garotos de oito a 12 anos, que precisam convencê-lo de que, além de bons de bola, têm força de vontade, disciplina e espírito de equipe.
Continua depois da publicidade
Ao todo, serão 42 profissionais trabalhando e analisando os aspirantes a craque em diversos aspectos para que, no final do domingo, 30 garotos sejam escolhidos para figurar entre os finalistas do programa. As atividades serão divididas em duas partes. Inicialmente, as crianças passarão por testes de mobilidade, passe e finalização. Depois, serão divididas em times, para que disputem partidas de 15 minutos e sejam observados pelos avaliadores com mais calma. Os destaques passarão para a próxima etapa e, no domingo à tarde, terão uma nova chance de mostrar suas habilidades e buscar uma vaga entre os finalistas.
As inscrições pela internet se encerraram ontem, mas os interessados que perderam o prazo ainda podem se credenciar. Basta levar os documentos solicitados no site até o local onde serão realizados os testes e se inscrever na hora. Na Capital, as atividades acontecem no Centro Técnico da Ressacada, enquanto em Criciúma, ocorrem na Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, no Bairro Universitário.
Para os avaliadores, o gol é só um detalhe do jogo.
Continua depois da publicidade
Serão avaliadas habilidades técnicas, como passe, drible, finalização, visão de jogo e movimentação. Os avaliadores também estarão de olho no comportamento das crianças, e não apenas na habilidade com a bola nos pés. A capacidade de se integrar com o grupo, de tomar decisões e de exercer as funções requisitadas pelos técnicos contarão bastante.
Os participantes devem, acima de tudo, respeitar os árbitros, avaliadores e companheiros de equipe. As crianças devem evitar reclamações e desentendimentos com colegas.
O espírito de equipe é fundamental. Portanto, o principal é que o atleta faça o seu melhor pensando na equipe, e não no desempenho individual. Muitas vezes a criança acha que fazendo um gol ela está se destacando, mas para os avaliadores, o gol é um detalhe do jogo. A participação do atleta como um todo será avaliada.
Continua depois da publicidade
Prestar atenção nos técnicos antes e durante os jogos é de suma importância. O jogador deve ser participativo e ter raciocínio rápido, pois o que buscamos são atletas inteligentes.
A alimentação pode influenciar no rendimento em campo. É recomendável que os atletas evitem comidas gordurosas antes dos jogos e deem prioridade para uma alimentação mais leve, com salada e carboidratos. A hidratação também é importante, antes e durante as atividades.
O coordenador
Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo, Gad tem experiência com jovens atletas: trabalhou nas categoria de base do São Paulo e do Avaí e passou um período como preparador físico do Queens Park Rangers, da Inglaterra. Com 34 anos e um longa vivência no futebol, o coordenador adverte que, quando se trata de crianças, não adianta cobrar habilidades táticas ou específicas. Gad falou com o Diário Catarinense e passou algumas dicas para os garotos que pretendem se destacar na Peneirinha Gillette
Continua depois da publicidade