O Figueirense é o único invicto no Campeonato Catarinense 2019, status garantido ao evitar a derrota em casa diante do Criciúma, no 1 a 1 do último domingo. Além disso, o Alvinegro teve a manutenção do primeiro lugar. A equipe soma 19 pontos, seis a mais que o Brusque, quinto e o primeiro fora da zona de classificação à fase semifinal. A situação do Figueira faz o técnico Hemerson Maria projetar: os próximos jogos serão determinantes para as pretensões do clube.

Continua depois da publicidade

Isso porque, conforme demonstrou o treinador, as próximas três rodadas vão delinear quais serão os times que efetivamente vão brigar pela classificação à etapa seguinte e, aos que estão nessa condição – como é o caso do Figueirense –, em que posição podem terminar, o que influi no mando de campo das partidas únicas que haverão nas semifinais e final.

— (Manter invencibilidade e liderança mesmo com empate em casa) diminui impacto, mas você vê o retrovisor e vê adversários encostarem, pelas vitórias de Marcílio Dais e Avaí. Tem a sequência pesada que vamos enfrentar, com o Tubarão, o Marcílio Dias, Brusque e depois o clássico (contra o Avaí). Esta sequência vai definir e direcionar nossa situação de classificação e encaminhar as colocações.

Para a sequência tida como decisiva pelo treinador, o Figueirense vai desfrutar de praticamente semana sem jogos. O próximo compromisso será no sábado, contra o Tubarão, fora de casa. O técnico Hemerson Maria indicou que atletas que mais atuaram até agora podem receber até dois dias de descanso. O tempo será importante para fazer com que a equipe demonstre força na sequência do calendário.

— Vamos descansar o grupo e ver fazer correções. Os treinamentos estão sendo mais na base do vídeo para não desgastar os jogadores. Volto a dizer que tenho convicção que o grupo tem muito a crescer. Os jovens têm aparecido e passado por provas de fogo. Trabalhamos com humildade e comprometidos, que é o que acredito como o caminho para o sucesso na temporada.

Continua depois da publicidade